Reunião do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Afluentes do Alto São Francisco aprova seu Plano Diretor de Recursos Hídricos

14/11/2022 - 16:35

Na última terça-feira (8), em reunião extraordinária, o Comitê da Bacia Hidrográfica dos Afluentes do Alto São Francisco (CBH-SF1) aprovou seu Plano Diretor de Recursos Hídricos (PDRH), o último de Bacias de Minas. A reunião, que aconteceu no Parque Nacional da Serra da Canastra, contou com a participação de representantes da sociedade civil, do poder público e das empresas privadas da região das nascentes do Rio São Francisco, além de membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF). Na ocasião, também foi aprovado o Enquadramento dos Corpos d’Água (ECA) da Bacia.


Dirceu Costa, presidente do CBH-SF1, conduziu a reunião cuja principal pauta foi a aprovação do PDRH. Aprovado por unanimidade, o PDRH desse comitê é o último a ser aprovado no âmbito das bacias de Minas Gerais. Dirceu declarou que estava ansioso pela aprovação e passou a agradecer a todos os envolvidos na elaboração do plano. Altino Neto, Coordenador da Câmara Consultiva Regional (CCR) do Alto São Francisco foi uma dessas pessoas homenageadas. Segundo ele, os Comitês Afluentes possuem importância máxima para a saúde do Velho Chico. “O CBHSF entende que seus afluentes é que são mais importantes. A partir dos afluentes é que o Rio da Integração é formado. Agora aprovado, o maior desafio não é fazer o PDRH, mas implementá-lo. Parabéns a todos os membros do comitê por esse primeiro passo”, finalizou.

Para a elaboração do PDRH foi contratado o consórcio Ecoplan-Skill. Alexandre Carvalho, Gerente de Projetos da Ecoplan, destacou que o plano foi escrito com rigor técnico e procurando encontrar soluções que facilitassem sua ampla implementação. “Não estivemos aqui para escrever o que gostariam que a gente escrevesse. Participamos como empresa contratada e como técnicos. Temos consciência do que não funciona, e, nesse sentido, fizemos um esforço máximo para que o PDRH fosse possível de ser implementado”, contou.

“Conseguimos entregar hoje o último PDRH de Bacias de Minas Gerais”, celebrou Marcelo Fonseca, Diretor Geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam). Marcelo destacou a emoção de todos os presentes nesse primeiro passo importante para que as ações do comitê possam ser mais bem planejadas. Ele também lembrou que o fato de ser o último não é demérito, mas oportunidade de construir um PDRH mais maduro e robusto. “Por ser o último, esse plano diretor reúne toda a maturidade do sistema, o que vai contribuir muito para sua implantação. O plano é o desafio, acabamos de subir o primeiro degrau.” Após a aprovação do PDRH foi aprovado também o Enquadramento dos Corpos d’Água da Bacia.


Confira mais fotos:


PSA na Rede Nascentes

Na mesma reunião foi anunciado o lançamento do Programa Produtor de Água na região das nascentes do São Francisco pela Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANA) através do serviço de Pagamento por Serviços Ambientais. Henrique Veiga, Coordenador de Conservação de Água e Solo da agência, relembrou a importância de Minas Gerais e do Alto São Francisco no programa e celebrou mais essa parceria com a Rede Nascentes. “Essa história começou há 20 anos, aqui em Minas Gerais, no município de Extrema. De lá pra cá, foi um processo de aprendizagem muito grande. Com toda essa caminhada, podemos dizer que já é uma metodologia consolidada e de sucesso. Hoje são 60 Programas Produtores de Água na ANA, e dentre eles, 25 estão em Minas Gerais. E na região do Alto São Francisco são 7 projetos. Traz muita satisfação anunciar a implantação do programa também aqui bem como saber da formação da Rede de Nascentes”, finalizou.


Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Leonardo Ramos
*Fotos: Leonardo Ramos