A Câmara Consultiva Regional do Submédio São Francisco realizou, na ultima sexta-feira (19.07), uma reunião extraordinária no município de Miguel Calmon, na Bahia. O objetivo do encontro foi debater sobre a necessidade de os integrantes do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF acompanharem com mais envolvimento as diversas etapas dos projetos hidroambientais em execução ou a serem executados pelo Comitê, para que haja apropriação plena dos membros, uma vez que também são os interlocutores com a comunidade em que os projetos são executados.
A reunião, realizada no Centro de Capacitação Elza Valois, foi coordenada pela secretária da CCR, Ana Paula Farias. A integrante da Câmara e vice – presidente do CBHSF, Avani Torres, falou da necessidade de os membros do CBHSF “conhecerem a fundo todos os projetos desenvolvidos pelo Comitê”, para que seja possível também fiscalizar a sua execução com propriedade e se sentir parte do processo. Por sua vez, o representante da Colônia de pescadores Z-60 de Juazeiro (BA), Domingos Márcio Matos, cobrou que haja apresentação da proposta final dos projetos hidroambientais aos membros do CBHSF. “Somos nós, das CCRs, que aprovamos os projetos e precisamos acompanha-los em todas as etapas, a fim de termos certeza de que a proposta inicial foi cumprida”.
O evento contou também com a presença do secretário do CBHSF, Maciel Oliveira, que, mais uma vez, detalhou como deve ser o caminho para proposição de projetos hidroambientais. Maciel lembrou que, até o momento, 22 projetos hidroambientais estão em execução pelo Comitê, distribuídos em todas as regiões da bacia do velho Chico (Alto, Baixo, Médio e Submédio). Desses, seis projetos estão sendo executados em rios do Submédio, como o Salitre e Mocambo, na Bahia; e o Pajeú e Moxotó, em Pernambuco. São obras que consistem em cercamento, proteção de nascentes, controle dos processos erosivos, conservação do solo e adequação das estradas rurais.
Participaram da reunião, Ana Paula Farias Castro, secretária da CCR do Submédio; Avani Torres, vice-presidente do colegiado; Igor Galindo, da Companhia Pernambucana de Saneamento – Compesa; Almacks Luiz Silva, do CBH Salitre; João Batista Silva, da Associação dos Produtores Rurais Irrigantes do Vale de Moxotó; Israel Cardoso, da Associação dos Proprietários e Condutores de Barcos da Ilha do Rodeadouro; Domingos Márcio Matos, da Colônia de Pescadores de Juazeiro; e Zuleide Monteiro, da AGB Peixe Vivo.
Click e acompanhe o andamento de alguns projetos em curso no Submédio:
Rio Salitre
Rio Mocambo
Nascente do Rio Pajeú
Perimetro irrigado do Rio Moxotó
Veja o andamento de todos os projetos do CBHSF em execução
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF