Reunião da CCR Alto discute sobre Planos de Saneamento Básico

27/02/2014 - 14:59

.2014-21-02-CCR-alto-reuniao-e-assinatura de cont-para-plano munic-san-basico-imagens-da-AGB (5)

Os membros da Câmara Consultiva Regional (CCR) do Alto São Francisco estiveram reunidos na ultima sexta-feira (21.02), na cidade mineira de Belo Horizonte para tratar sobre questões ambientais relacionadas ao São Francisco. No encontro, que foi o primeiro do ano, houve a assinatura de contrato para elaboração de planos municipais de saneamento básico (PMSB) para seis municípios de Minas Gerais. Para o coordenador da CCR, Marcio Tadeu Pedrosa, a elaboração dos planos representa um importante avanço do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco na preservação do meio ambiente e no apoio às prefeituras da bacia.
“Com essa iniciativa, o colegiado mostra, também, como estão sendo aplicados os recursos da cobrança pelo uso das águas do São Francisco” disse Pedrosa. Ele salientou ainda que, “por lei, os municípios devem criar seus planos de saneamento, mas por entender a dificuldade orçamentaria de algumas cidades e visando a melhoria da qualidade das águas do Velho Chico, o Comitê tenta colaborar”.
As cidades contempladas com os planos, que serão criados em até 10 meses pela empresa aprovada por licitação, a Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos, foram: Pompeu, Papagaios, Bom Despacho, Moema e Abaeté e Lagoa da Prata. Todos os prefeitos das referidas cidades (com exceção de Lagoa da Prata, que enviou representação) se fizeram presentes à reunião.
No total, o CBHSF vai investir aproximadamente R$ 1,7 milhões na elaboração de mais de 20 planos em toda a Bacia. Esses documentos são instrumentos importantes para que os municípios solicitem verbas federais, assim como possibilita a racionalização do uso da água, da coleta e do tratamento dos efluentes domésticos e resíduos sólidos.
Ainda na reunião, a Agência de Bacias AGB – Peixe Vivo, que é delegatária do Comitê do São Francisco, teve a oportunidade de apresentar como estão sendo gerenciados os recursos que são repassados pela Agência Nacional de Águas.
Campanha
Ocorreu também durante o encontro a apresentação da campanha do Dia Nacional em Defesa do Velho Chico, que tem como lema “eu viro carranca pra defender o Velho Chico” e pretende, no dia 3 de junho, proporcionar um momento de reflexão e/ou mobilização no país para maior conscientização acerca da preservação do rio São Francisco. “A campanha foi bem aceita aqui na região e já acreditamos que ela terá outras adesões”, acredita o coordenador da CCR.
Encaminhamentos da reunião
Como também foi um momento de conversar sobre assuntos internos, visando a ampliação dos diálogos sobre a melhoria na qualidade e na quantidade das águas do São Francisco, os membros da CCR saíram com dois importantes eventos pré-agendados para o segundo semestre deste ano: o Seminário sobre Conflitos dos Usos Múltiplos das Águas, a ser realizado em Belo Horizonte; e o Seminário sobre o Uso da Água para Irrigação, a ser realizado Paracatu.
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF