Reunião CTAS: Estudo sobre os aquíferos Urucuia e Cárstico avança

11/03/2021 - 16:47

Plano de trabalho de pesquisa contratada é avaliado por membros da CT em encontro virtual. Também foi abordada a evolução do Siga São Francisco, que deve ser concluído em setembro. 

Membros da Câmara Técnica de Águas Subterrâneas (CTAS) do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) participaram de reunião por videoconferência nesta quarta-feira, 10 de março. Na pauta, a agenda do Comitê em 2021, o Siga São Francisco hoje e, principalmente, o estudo contratado para pesquisar sobre a utilização das águas dos aquíferos Urucuia e Cárstico.

O Plano de Trabalho dessa pesquisa, denominada Entendimento da utilização das águas na área de influência do Aquífero Urucuia e Aquífero Cárstico na Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, desenvolvido pela Profill Engenharia, foi destaque do encontro. Também esteve em discussão o parecer técnico com sugestões de adequações feitas pela Agência Peixe Vivo e por representantes do Grupo de Trabalho Urucuia, designado para acompanhar o estudo que foi contratado pelo ato convocatório 022/2020.

A proposta e o status atual

O objetivo dessa pesquisa é apresentar uma avaliação do conhecimento existente sobre a utilização das águas na região das bacias hidrográficas dos rios Carinhanha, Corrente e Grande, especificamente os trechos nos domínios dos Sistemas Aquíferos Urucuia e Bambuí (cárstico). O foco será na disponibilidade hídrica e nos diversos usos.

João Pedro da Silva Neto, membro da Câmara Técnica de Águas Subterrâneas e também integrante do GT Urucuia, reforçou que a proposta está bem consistente: “conseguimos perceber que a empresa é bem dedicada e apresentou um plano de trabalho muito bom. Temos que acompanhar o desenvolvimento com atenção, de forma muito coordenada entre os membros da Câmara.”

A Coordenadora Técnica da Agência Peixe Vivo, Flávia Mendes, apresentou o cronograma físico-financeiro da pesquisa, a agenda de atividades do Grupo de Trabalho Urucuia e as datas para apresentação dos produtos previstos.

Estão na relação de entregas a serem feitas, por exemplo, a análise crítica dos aspectos legais, técnicos e políticos dos entes federados nas questões relacionadas ao uso e à gestão das águas superficiais e subterrâneas, e o fornecimento de imagens brutas.

Siga São Francisco

O Sistema de Informações sobre Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (SIGA São Francisco) está a todo vapor. A plataforma, que também vai reunir os dados do estudo sobre os aquíferos, é um dos investimentos prioritários para a gestão da bacia, conforme previsto no Plano de Recursos Hídricos (PRH-SF 2016-2025).

Responsável por mostrar a evolução da iniciativa, o coordenador de Sistemas da Agência Peixe Vivo, Mateus Carvalho, destacou a situação do Siga São Francisco hoje: 45% dele está concluído, outros 30% em desenvolvimento e os 25% restantes a serem desenvolvidos.

Já estão em andamento os módulos de acompanhamento de ações (Contratos e PAP), entre outras funcionalidades. Para a última etapa, que deve ser finalizada em setembro de 2021, estão previstos: treinamentos, operação assistida, carga de dados e módulo ADMIN.

Próximo encontro

Em comum acordo, ficou acertado que a data da próxima reunião da Câmara Técnica de Águas Subterrâneas será por videoconferência no dia 8 de junho, terça-feira, a partir das 15h.

Estiveram presentes no encontro desta quarta-feira: Carlos Alberto (ABES/MG),João Pedro da Silva (UNIVASF), Mike Henderson (DESO), Chang Hung Kiang (Instituto Ecoengenho), José Almir Cirilo (Consórcio de Desenvolvimento Sustentável da Diamantina), Cristiane Neres (AFAF) e Douglas Falcão Wanderley (CHESF). Da Agência Peixe vivo participaram a coordenadora Técnica Flávia Mendes, a analista da Gerência de Integração, Laura Rainoni Araújo, e o coordenador de Sistemas, Mateus Carvalho.

 

Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Andréia Vitório
*Foto: Bianca Aun