Relatórios técnicos auxiliam Diretoria Executiva do CBHSF na gestão das águas do Rio São Francisco

05/02/2025 - 15:55

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) recebeu o mais recente relatório de assessoramento técnico destinado à Diretoria Executiva. O documento apresenta a análise e as deliberações da Sala de Acompanhamento das Condições de Operação do Sistema Hídrico do Rio São Francisco, coordenada pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e realizada no dia 14 de janeiro.


Cenário climático e operação dos reservatórios

Segundo dados apresentados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), as previsões climáticas para os meses de janeiro, fevereiro e março de 2025 indicam precipitações abaixo da média na maioria dos modelos avaliados. Esse quadro tende a se estender até abril, conforme indicado na segunda reunião da Sala de Monitoramento, realizada em 4 de fevereiro. No entanto, o CEMADEN destacou que janeiro de 2025 registrou chuvas acima da média em comparação com os últimos dois anos.

Já o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) apresentou cenários para a operação dos reservatórios de Três Marias, Sobradinho e Xingó, considerando os volumes de chuvas previstos e as defluências estabelecidas pela Resolução ANA nº 2.081/2017. No primeiro encontro, em 14 de janeiro, os limites máximos de liberação de água estavam estimados em:

  • Três Marias: até 850 m³/s
  • Sobradinho: até 3.100 m³/s
  • Xingó: até 2.900 m³/s

Entretanto, na segunda reunião, no dia 4 de fevereiro, os dados foram atualizados, considerando um cenário de chuvas ainda menores. Com isso, as defluências podem variar entre os seguintes valores:

  • Três Marias: de 240 m³/s a 1.000 m³/s
  • Sobradinho: de 910 m³/s a 2.800 m³/s
  • Xingó: de 1.120 m³/s a 2.600 m³/s

Reunião de alinhamento e recomendações técnicas

No dia 15 de janeiro, foi realizada uma reunião de alinhamento entre o presidente do CBHSF, Maciel Oliveira, a Agência Peixe Vivo e a empresa Água e Solo, responsável pela consultoria técnica. Na ocasião, foram discutidas as recomendações do 13º Relatório de Apoio Técnico, elaborado a partir da reunião de 13 de dezembro de 2024.

O consultor Rodrigo Flecha apresentou temas estratégicos para a gestão da bacia hidrográfica do São Francisco, destacando a necessidade de:

  •  Atualizar os Planos de Recursos Hídricos das sub-bacias, considerando a criação de um Plano Integrado de Gerenciamento de Recursos Hídricos para toda a bacia.
  • Revisar o Atlas de Vulnerabilidade a Inundações da ANA, publicado em 2014.
  • Formalizar um Pacto para a Gestão das Águas, reunindo todos os atores do Sistema de Gerenciamento de Recursos Hídricos da Bacia do São Francisco, com avaliação da Deliberação CBHSF nº 118/2020, que aprova o modelo conceitual do pacto.

A próxima reunião da Sala de Acompanhamento das Condições de Operação do Sistema Hídrico do Rio São Francisco está programada para o dia 11 de março, às 10h, com transmissão ao vivo pelo canal da ANA no YouTube. Os relatórios da Sala de Acompanhamento das Condições de Operação do Sistema Hídrico do Rio São Francisco podem ser acessados em sua página virtual.


Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Juciana Cavalcante
*Foto: Leo Boi