Rádio São Francisco: Potabilidade da água em Comunidades Quilombolas

14/04/2021 - 9:00

A contaminação da água em comunidades quilombolas tem sido foco de um projeto realizado por pesquisadores da Universidade Tiradentes, em Sergipe. Isso porque o padrão de potabilidade da água inadequado é um dos principais problemas ambientais enfrentados por diversos grupos populacionais, especialmente nas regiões mais necessitadas.

O estudo foi iniciado em 2017 ainda como projeto de Iniciação Científica e, no ano seguinte, foi selecionado pela Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe, Fapitec/SE, para o desenvolvimento dos estudos no Instituto de Tecnologia e Pesquisada UNIT Sergipe.

A pesquisa é coordenada por Maria Nogueira, integrante da Câmara Técnica de Planos, Programas e Projetos do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. Maria possui vasta experiência na área de Química, com ênfase em Análise de Traços e Química Ambiental na qualidade de água e também é titular no Fórum Sergipano de Comitês de Bacias Hidrográficas, bem como secretária-geral do CBH do Rio Piauí.


Ouça a entrevista com a pesquisadora e saiba mais sobre o tema:


Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Produção: Luciano Mafra e Mariana Martins