Rádio São Francisco: III Expedição Científica do Baixo São Francisco

19/11/2020 - 8:00

Em sua terceira edição, a Expedição Científica do Baixo São Francisco tem, dessa vez, o desafio de fazer ciência e qualidade ambiental em tempo de pandemia.

A expedição reunirá 52 pesquisadores e dez pessoas na equipe de apoio para o desenvolvimento de estudos em 25 áreas diversificadas tais como pesca, poluentes, limnologia, microbiologia, ictiofauna, hidrologia, arqueologia subaquática, turismo de base comunitária, socioeconomia, tratamento de água, saúde coletiva e bucal.

No próximo dia 30 de novembro, a expedição parte da cidade ribeirinha de Penedo, em Alagoas, e percorre, até o dia 10 de dezembro, nove municípios localizados na região do Baixo São Francisco.A jornada será realizada em duas embarcações-laboratório de grande porte e seis lanchas de apoio para o deslocamento das equipes em coleta, além de quatro veículos para apoio em terra.

O evento científico é coordenado pelo professor Emerson Soares, da Universidade Federal de Alagoas e conta com o apoio financeiro do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.

Conversamos com o professor Emerson, que nos afirmou que a expedição será realizada com todos os protocolos de segurança devido à pandemia da Covid-19.


Ouça o podcast: 


Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Produção: Luciano Mafra e Mariana Martins