Rádio São Francisco: Chamamento Público Projetos de Esgotamento Sanitário

24/02/2021 - 20:37

O saneamento básico é um conjunto de serviços que impactam diretamente a saúde, a qualidade de vida e o desenvolvimento da sociedade. Apesar de sua importância, cerca de 2,2 bilhões de pessoas no mundo não têm acesso a serviços de água potável gerenciados de forma segura, 4,2 bilhões não têm esgotamento sanitário e 3 bilhões não possuem instalações básicas para a higienização das mãos.

Quase 100 milhões de brasileiros, o que representa 53% da população, não têm acesso à coleta de esgoto em seus domicílios e os principais receptores desses resíduos são mares e rios. Os dados são do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento e na bacia hidrográfica do Rio São Francisco essa realidade não é diferente.

Na tentativa de minimizar esta situação, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco lançou o Chamamento Público para Procedimento de Manifestação de Interesse destinado aos municípios pertencentes à bacia do Rio São Francisco, que tenham interesse em serem contemplados com a elaboração de estudos de concepção e projetos básico e executivo para sistemas de esgotamento sanitário de uso coletivo. Essa ação está prevista no Eixo II – Qualidade da Água e Saneamento do Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.

Conversamos sobre o assunto com o membro do Conselho Diretor da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental e também conselheiro do Comitê da Bacia do rio São Francisco, Márcio Pedrosa.


Ouça o podcast:


Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Produção: Luciano Mafra e Mariana Martins