Proposta do Projeto de Recuperação e Preservação Hidroambiental da Microbacia do Córrego Confusão II é aprovada em São Gotardo (MG)

16/01/2020 - 11:10

Foi aprovada ontem (15) a segunda etapa da Proposta do Projeto de Recuperação e Preservação Hidroambiental da Microbacia do Córrego Confusão II, em reunião realizada em São Gotardo (MG). O projeto, que visa a recuperação da área no entorno do córrego, principalmente da região da nascente que é uma área de preservação ambiental, deverá ter a sua segunda etapa encerrada até o final de 2020, concluindo o plano de recuperação e preservação do Córrego Confusão. A primeira etapa foi realizada no ano de 2016.

De acordo com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), a primeira etapa do processo consistiu na instalação de aproximadamente 300 barragens de contenção de água pluvial (barraginhas) com objetivo de reter a água da chuva para melhor impermeabilização no solo, isolamento das APPs e nascentes através de cercamentos e a instalação de escadas de escoamento de água no entorno da nascente e reservatório de água (Balneário), melhorando e adequando assim a captação e infiltração da água na região do córrego e sua nascente. Já na segunda etapa, o projeto visará recuperar as áreas rurais, que estão na região do córrego e sua nascente.

Estiveram presentes a secretária Municipal de Meio Ambiente de São Gotardo,Leidiane Gonçalves, o membro do Comitê da Bacia Hidrográfica do Entorno da Represa de Três Marias e suplente do CBHSF, Itair Fernandes de Oliveira e os engenheiros e membros da SANEAMB, empresa de Engenharia e Consultoria Ambiental, responsável pela elaboração do projeto de recuperação e preservação Hidroambiental da Microbacia do Córrego Confusão. Segundo Itair, o projeto que está sendo desenvolvido em São Gotardo, deverá ser utilizado como exemplo e modelo de revitalização e recuperação de outros rios e nascentes, como o Rio Abaeté, no município de Tiros e Abaeté, devido a rapidez na execução da obra e qualidade de serviço apresentado.


Veja as fotos: 


Assim que iniciadas, as obras trarão vários benefícios para os proprietários de fazendas no município de São Gotardo. O projeto vai recuperar as áreas rurais degradadas em torno do Córrego Confusão, controlar os processos erosivos encontrados nas áreas das propriedades rurais diagnosticadas, adequação de estradas rurais para a correção de drenagem e do escoamento superficial, entre outras melhorias. Um trabalho intenso de conscientização dos proprietários rurais beneficiados pelo projeto a fim de promover conhecimento e disseminação de práticas conservacionistas de manejo do solo e de preservação ambiental também será realizado. O projeto deverá ser totalmente finalizado até o final do ano, oferecendo em breve, uma água de excelente qualidade para todos os São-Gotardenses.

 

Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto e fotos: Diego Oliveira