Projetos do CBHSF impulsionam recuperação ambiental em Japaratuba e Pirambu (SE)

13/10/2025 - 11:17

Japaratupa e Pirambu, municípios sergipanos, foram contemplados com os PIPs (Projetos Individuais por Propriedade), que visam a recuperação ambiental de micro-bacias. No dia 07 de outubro ocorreu na Escola Municipal Papa João XXIII, situada no Povoado Porteiras, em Japaratuba, a reunião de encerramento da fase do PIP’s para a Implementação do Programa de Proteção, Conservação e Recuperação Ambiental na Microbacia 03 – C, rio Betume, em Japaratuba e Pirambu do Rio São Francisco. Este projeto tem como demandante o Instituto Federal de Sergipe, representado pelo professor Anderson Nascimento, foi financiado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) e realizado pela Água & Solo, empresa contratada pelo CBHSF por intermédio da Agência Peixe Vivo.


A mobilizadora social e representante da empresa Água & Solo, Pomy Yara, deu as boas-vindas à comunidade e apresentou o projeto. Ela falou sobre a importância de colocá-lo em prática para o benefício dos agricultores locais. “É preciso que vocês analisem tudo que está sendo apresentado, tirem suas dúvidas conosco e entendam que é necessário trabalhar em parceria para fazer o projeto dar certo”, disse.

Logo em seguida o consultor da empresa Água & Solo, o biólogo Fernando Antunes, explicou ponto a ponto os objetivos do projeto, as etapas e intervenções propostas na comunidade. “Serão elaborados projetos de conservação ambiental da água e do solo para a microbacia do rio Betume, além de intervenções como o isolamento da vegetação nativa ou plantada, o cercamento, abertura de aceiros e instalação de tronqueiras, revegetação, restauração florestal, recuperação de pastagens degradadas, plantio de branquiarão ou branquiarinha consorciado com estilosantes campo-grande, capacitações e outras atividades”.

Para a secretária executiva do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Rosa Cecília, estes projetos que são financiados com os recursos da cobrança pelo uso da água são de extrema importância, pois visam a recuperação ambiental local e irão beneficiar as comunidades rurais de Japaratuba e Pirambu. “Temos muitos projetos no estado de Sergipe sendo desenvolvidos com o financiamento do Comitê e o trabalho em equipe ajudará no desenvolvimento desse processo em prol da comunidade”, destacou.


Veja mais fotos:


Silvestre Ferreira começou como piscicultor e hoje planta em suas terras coco e mangaba. Ele que possui uma boa área de reserva nativa acredita que a vinda do projeto para a região trará as melhorias necessárias que irão ajudar os beneficiados a viverem do que plantam.

Carlos Alberto, proprietário da Fazenda Santa Bárbara, afirmou que do ponto de vista ambiental já preserva bastante a terra. “Tenho nascente e riacho em minha propriedade e estou muito feliz em saber que teremos um projeto dessa proporção em nossa comunidade”.

“Este é um recurso público que chegou até aqui e todos nós devemos ser guardiões dele. Lembrem-se que a propriedade de cada um de vocês será beneficiada, portanto é de extrema necessidade que todos façam acontecer para que ele tenha sucesso”, pontuou o coordenador técnico da Agência Peixe Vivo, Paulo Sérgio.

Os projetos foram elaborados para beneficiar 39 propriedades da região de Japaratuba (SE) e Pirambu (SE) e a participação de todos é voluntária. Após a apresentação que reuniu as partes interessadas, ocorreu a coleta de assinaturas dos Termos de Aceite. Sobre a execução das obras na comunidade de Japaratuba (SE) e Pirambu (SE), esta parte vai acontecer em uma etapa futura assim que houver a contratação da empresa por parte da APV e do CBHSF.


Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Deisy Nascimento
*Fotos: Deisy Nascimento