Fruto de experiência piloto iniciada em 2006, em uma parceria entre o Movimento Verde de Paracatu – que integra o Comitê do São Francisco – e a empresa mineira Kinross Brasil Mineração, o projeto “Nascentes do Paracatu” vem desenvolvendo uma série de atividades visando a proteção de nascentes e veredas no município de Paracatu, em Minas Gerais. O projeto fortalece as ações do Comitê para aumento da qualidade e da quantidade das águas do rio São Francisco
Somente no ano passado foram atendidas pelo projeto 16 propriedades, com a construção de 15 quilômetros de cerca e a proteção de 250 hectares. Para tanto, segundo informa o representante do Movimento Verde de Paracatu e integrante da Câmara Consultiva Regional do Alto São Francisco, Antônio Eustáquio Vieira, foram investidos cerca de R$180 mil na compra e transportes de materiais, construção das cercas, cadastramento de produtores, mapeamento das áreas e o monitoramento quinzenal de nove nascentes. Vieira explica que o projeto ganha apoiadores ao longo de sua existência, mas salienta que “todos os recursos são repassados pela Kinross ao Movimento, que coordena as ações, executadas pela empresa Refloreste”.
O Ribeirão São Pedro, que colabora com o volume das águas do rio Paracatu, é um dos afluentes beneficiados pelas ações do projeto “Nascentes do Paracatu”. Além disso, foi alvo de um projeto hidroambiental do Comitê do São Francisco, que em 2013 investiu cerca de R$ 445 mil reais na construção de 4.207 metros de terraceamentos para controlar o processo de erosão do solo; de 9.094 metros de cercamentos para a proteção de nascentes; da adequação de 30,6 quilômetros de estradas rurais e de lombadas (para desviar fluxos d´água), além de 306 barraginhas (bacias de contenção).
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF