Projeto diagnóstico de nascentes na bacia do Rio Perucaba é apresentado em Penedo (AL)

21/06/2018 - 9:56


O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) começou o planejamento para a realização de mais obras de recuperação hidroambiental no estado de Alagoas. Nesta quarta-feira (20 de junho), houve a reunião inicial do projeto de elaboração do diagnóstico de nascentes da bacia do Rio Perucaba, em Penedo (AL). A empresa responsável pelo trabalho, contratada por licitação, é a Embaúba Ambiental, que tem até o próximo mês de setembro para apresentar o diagnóstico.
No município penedense, a empresa apresentou seu planejamento de ações, que constam na identificação e recuperação de, pelo menos, 150 nascentes nos municípios inseridos na bacia. A bacia do Rio Perucaba banha os municípios de Girau de Ponciano, Arapiraca, Lagoa da Canoa, Feira Grande, São Sebastião, Igreja Nova e Penedo. A engenheira ambiental da empresa, Andrezza Bueno, apresentou à comunidade presente, as etapas de elaboração do projeto de recuperação hidroambiental.
De acordo com ela, serão feitos os levantamentos de todas as nascentes na região e apontando aquelas em condições de recuperação, obedecendo às questões técnicas. “É importante a adesão de toda a comunidade para garantir a quantidade e qualidade de água na bacia do Perucaba”, destacou ela diante da plateia formada, principalmente, por representantes do poder público e alguns proprietários de terras da região.
A presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piauí, Elza Messias, também participou do evento e enalteceu a iniciativa. “O Comitê do Piauí acompanha sempre as ações de recuperação hidroambiental. É um trabalho de grande importância porque significa oferta de mais água com qualidade para a população, bem como para os mananciais aos quais estão ligados e, no final, beneficia o Rio São Francisco”, resumiu ela.

Nesta quinta-feira será a vez do seminário inicial acontecer no município de Igreja Nova, onde a mesma empresa fará apresentação da reunião inicial para atendimento à bacia do Rio Boacica.

*Texto: Delane Barros
*Fotos: Embaúba Ambiental/Divulgação