Pernambuco inicia processo de atualização do Plano de Recursos Hídricos e CBHSF participa dos encontros

17/02/2020 - 10:47

Na manhã dessa quinta-feira (13) representantes de diversas instituições das esferas públicas e sociais participaram do sexto encontro dos seminários iniciais para atualização do Plano Estadual de Recursos Hídricos de Pernambuco (PERH|PE) promovido pelo Governo do Estado com execução pelo Consórcio PROFIL e Alfa Sigma. O evento contou ainda com a presença de representantes do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) e aconteceu no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais em Petrolina, sertão pernambucano.

O PERH de Pernambuco elaborado em 1998 tem o prazo de 18 meses para conclusão no processo de atualização. Na primeira fase do processo, os seminários iniciais foram realizados em Recife, Palmares, Caruaru, Serra Talhada e Ouricuri, basesdivididas no Estado para avaliar com maior precisão a realidade de cada região. De acordo com o professor Eduardo Lanna, o trabalho de atualização deve garantir mecanismos suficientes capazes de sanar futuros problemas. “Estamos propondo um planejamento que, de forma eficiente, se antecipe aos problemas visando desde já soluções baratas para os próximos 20 anos, entendendo, ainda, como vai evoluir a sociedade pernambucana para que possa atender suas demandas”, explicou.

O trabalho será executado em cinco etapas. O Plano tem o objetivo de planejar o uso dos recursos hídricos garantindo a sua qualidade, disponibilidade, conservação e aproveitamento de forma racional. Também aproveitando os documentos disponíveis pelos Comitês de Bacia, o plano de Pernambuco deve ter contribuição do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. Em setembro de 2019, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco aprovou o Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco durante a 30ª reunião plenária do colegiado. A partir do diagnóstico queaponta os efeitos climáticos e ação humana, o documento serve de orientação para a gestão das águas na bacia até 2025.

Representando o CBHSF, os membros da Câmara Consultiva Regional do Submédio São Francisco Carlos Vanderlei e João Pedro Neto, destacaram a importância da construção do plano com os diálogos necessários entre as comunidades e entidades diversas. “Essa é uma das preocupações que o CBHSF tem em manter o diálogo com a construção dos planos que devem estar em sintonia com todas as partes. Aqui em Pernambuco temos sub-bacias inseridas na bacia do São Francisco e por isso estamos acompanhando esse processo para contribuir da melhor maneira ainda pontuando a importância de pensar no investimento, desde já, necessário para a execução do plano”, reforçou João Pedro.


Veja as fotos do encontro: 


Cada município base dos seminários iniciais ainda sediarão outros encontros. “Ainda faremos mais três encontros em cada localidade até a reunião de consolidação das oficinas e apresentação e deliberação sobre o PERH que acontecerá em Recife”, destacou Nilson Lopes, do Consórcio PROFILL e Alfa Sigma.

 

Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto e Foto: Juciana Cavalcante