Projeto de Requalificação Ambiental da Lagoas de Dejetos é apresentado em Felixlândia

27/09/2019 - 16:17

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) está realizando o diagnóstico de requalificação ambiental da lagoa de dejetos localizada no município de Felixlândia (MG), na região do Alto São Francisco. Por isso, realizou uma reunião para apresentar a proposta de trabalho do projeto à população local no dia 24 de setembro, no município de Felixlândia.


O projeto vai beneficiar diretamente toda a população do território da bacia hidrográfica do Córrego do Bagre e do município de Felixlândia, bem como de forma indireta os usuários das águas da represa de Três Marias, uma vez que as ações vão mitigar os eventuais impactos ambientais da lagoa de dejetos nos corpos hídricos de seu entorno imediato, a exemplo da porção sudeste da represa de Três Marias.

Para o secretário da Câmara Consultiva Regional (CCR) Alto São Francisco, Altino Rodrigues Neto, o projeto é de extrema importância para Felixlândia. “Este projeto é muito importante para a bacia, uma vez que este tipo de deposição de dejetos foi muito utilizado ao longo da mesma e ainda não se tem dados técnicos para mensurar os impactos causados ao meio ambiente e em especial à qualidade da água. Nossa maior expectativa é que após o término do projeto, tenhamos a capacidade de propor ações para mitigar tais impactos”, explica.

Altino esclareceu ainda que a equipe da Inovesa, empresa responsável pela elaboração do diagnóstico já está em campo realizando os trabalhos de coleta de água, como também de topografia.

A lagoa de dejetos

O município de Felixlândia ainda não possui sistema de esgotamento sanitário e ao longo do tempo vem sofrendo com impactos ambientais devido à utilização de fossas negras em quase todas as residências. Como tentativa de solucionar o problema, foi construída uma lagoa de dejetos no ano de 1964, para onde foi direcionado o esgoto e dejetos produzidos na área urbana central.

No entanto, essa alternativa de mitigação de impactos não constitui uma solução eficaz e sustentável, uma vez que a área de disposição dos dejetos está localizada no contexto de uma cabeceira de drenagem parcialmente urbanizada de um curso d’água, afluente da margem direita do Córrego do Bagre, o qual deságua na represa de Três Marias.

A lagoa de dejetos está localizada na área urbana central de Felixlândia, com uma população de aproximadamente 15 mil habitantes.

O CBHSF financiou a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico de Felixlândia que recebeu o documento no início de 2019. Com isso, o município prevê para os próximos meses ações de melhoria para o saneamento básico, mas o passivo ambiental constituído pela lagoa de dejetos ainda é uma realidade.

 

Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Luiza Baggio
*Fotos: Altino Rodrigues