
O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) concluiu e entregou, na última quinta-feira (27) e sexta-feira (28), o projeto de sustentabilidade socioambiental no Semiárido baiano. Na quinta-feira, os beneficiados participaram da oficina de capacitação e na sexta o CBHSF realizou o seminário final.
A iniciativa instalou 74 sistemas fotovoltaicos residenciais e 10 sistemas para poços de abastecimento em Glória (BA), beneficiando famílias em vulnerabilidade social, especificamente aquelas com pelo menos um membro diagnosticado dentro do espectro do autismo.
Financiado com recursos arrecadados pela cobrança pelo uso da água na Bacia do São Francisco, o projeto promove a transição para energias renováveis, reduzindo a pressão sobre os recursos hídricos. A empresa Solarterra Engenharia, contratada pelo CBHSF através da Agência Peixe Vivo, implementou sistemas on-grid (conectados à rede elétrica) e off-grid (com baterias) para bombeamento de água.
Segundo o engenheiro responsável da SolarTerra, Mário Sérgio Cassoli Dias, a mão de obra local foi priorizada, gerando oportunidades e valorizando profissionais da região. “Além da instalação, garantimos assistência técnica até dezembro para assegurar o bom funcionamento dos sistemas”, destacou. Ele ainda enfatizou a importância do CBHSF: “São poucos os que têm acesso a essas tecnologias. É um legado transformador”.
Com investimento de R$ 1,6 milhão no município de Glória, o projeto também já aconteceu em Cedro (PE) e Miravânia (MG). A prefeita de Glória, Ena Vilma celebrou a dimensão do projeto: “O projeto une inclusão social e preservação ambiental, o que é maravilhoso. Esperamos mais iniciativas como essa”.
Confira mais fotos:
Parcerias Educacionais
O Instituto Federal da Bahia (IFBA) – Campus Paulo Afonso participou, através da empresa júnior Luminus, oferecendo serviços elétricos à comunidade. O Diretor do IFBA, Otoni Jader Santana Silva, ressaltou a conexão com a missão institucional. “Promovemos cidadania crítica, desenvolvimento sustentável e inclusão. Este projeto materializa esses valores”.
Revitalização do Velho Chico
O coordenador da Câmara Consultiva Regional do Submédio São Francisco, Cláudio Ademar, reforçou o compromisso do CBHSF com a bacia hidrográfica. “Além de Glória, estamos atuando em diversas outras localidades em toda a Bacia. Por exemplo, no Submédio tem ações importantes em Jaguarari, Pilão Arcado (BA) e Petrolândia (PE), entre outras cidades. A revitalização é um dever coletivo, e cada ação local soma-se a um futuro sustentável para mais de 20 milhões de pessoas”, afirmou.
Entre as beneficiadas, Paula Francinete Santana, compartilhou sua experiência. “Além de reduzir minha conta de luz de R$ 160, o projeto trouxe oficinas de arte e educação ambiental, cuidando da nossa saúde mental. Foi uma bênção!”.
A iniciativa em Glória ilustra como políticas públicas aliadas à inovação tecnológica podem gerar inclusão social, preservar o meio ambiente e fortalecer economias locais com um modelo replicável para outros municípios do Semiárido brasileiro.
Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Juciana Cavalcante
*Foto: Juciana Cavalcante