O trabalho desenvolvido pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) e a própria riqueza e diversidade do manancial chamaram a atenção do continente asiático. Por esse motivo, professoras de duas universidades japonesas estarão em Maceió e Penedo (AL) na próxima semana. O objetivo é conhecer o histórico da formação do Comitê e ver de perto a biodiversidade do Velho Chico.
As professoras Noriko Okubo (Universidade de Osaka), Yayoi Isono (Universidade Tokyo Keizai) e o tradutor Tiago Trentinella farão entrevista com o presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda, no dia 8 de setembro, no escritório do colegiado, em Maceió. Eles querem conhecer a história do Comitê, desde a sua formação, a base legal para a sua criação, atribuições e demais aspectos técnicos.
No dia seguinte, quarta-feira, dia 9, o grupo segue para Penedo, para conhecer o rio de perto, bem como conversar com usuários diretos da bacia, a exemplo de pescadores. Os professores querem um contato direto com o rio, ouvir as impressões dos ribeirinhos e conhecer questões sobre temas relacionados à gestão das águas.
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF