Presidente do CBHSF reúne-se com a diretora-geral do Igam para propor agenda positiva

17/12/2019 - 17:54

O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Anivaldo Miranda, reuniu-se com a diretora-geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Marília Carvalho de Melo, no dia 17 de dezembro, na sede da Agência Peixe Vivo, em Belo Horizonte (MG) para buscar uma agenda positiva junto ao Estado de Minas Gerais. O encontro foi proposto pelo presidente do CBHSF com o intuito de promover um projeto em parceria com o Igam com os irrigantes da região do Norte de Minas.

Em 2018, o CBHSF assinou um termo de compromisso com o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, Germano Vieira, para implantar ações de interface entre o Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (PRH-SF 2016-2025), elaborado pelo CBHSF, e o planejamento do Governo de Minas Gerais para realizar ações de preservação e revitalização na bacia do Velho Chico.

“Assinamos um termo de compromisso com o Governo de Minas e queremos avançar. Precisamos progredir no ‘Pacto das Águas’ [o pacto propõe que os estados e a União incorporem a questão dos recursos hídricos da bacia hidrográfica do Rio São Francisco em sua vida política e institucional, de forma a garantir quantidade, qualidade e o uso racional e democrático das águas]”, explica Anivaldo Miranda.

A diretora-geral do Igam propôs a realização de um projeto piloto no Norte de Minas. “Eu proponho a realização de um projeto que englobe capacitação e ação. Pegar uma microbacia, realizar capacitação e dar condições de aprimoramento tecnológico”.

Foi acordado que o CBHSF, a Agência Peixe Vivo e o Igam darão prosseguimento aos estudos para a elaboração de um projeto piloto em uma microbacia irrigante na região do Norte de Minas, no Alto São Francisco.

Enquadramento

Durante a reunião, a diretora da Agência Peixe Vivo, Célia Fróes, informou sobre a proposta de enquadramento que o CBHSF deseja realizar na bacia.

“Inicialmente vamos fazer uma proposta de elaboração do enquadramento dos corpos d’água na bacia do Rio São Francisco. O trabalho será iniciado no trecho entre a nascente e a represa de Três Marias, em Minas Gerais, para em seguida ir ampliando os trechos até chegar na foz”, explica Célia Fróes.

Além disso, o CBHSF contratou uma empresa para elaborar o Plano Diretor de Recursos Hídricos (PDRH) e o Enquadramento dos Corpos d’Água da Bacia Hidrográfica dos Afluentes do Alto São Francisco. O projeto deverá conter o diagnóstico, prognóstico e planos de ação, visando a revitalização, recuperação e conservação hidroambiental da bacia, além de proposição do enquadramento dos corpos hídricos da bacia.

 

Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto e foto: Luiza Baggio