Presidente do CBHSF profere palestra para alunos da UFBA em Barreiras

24/05/2013 - 11:41

O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF, Anivaldo Miranda, participou do I Seminário de Ambientação Geográfica, promovido pelo Instituto de Ciências Ambientais e Desenvolvimento Sustentável – Núcleo de Análises Territorial e Meio Ambiente da Universidade Federal da Bahia-UFBA, no campus de Barreiras, no Oeste baiano, na ultima terça-feira (21.5).
Na oportunidade, Anivaldo Miranda proferiu palestra sobre a trajetória do Comitê para cerca de 150 alunos do curso de Geografia, do primeiro ao oitavo semestre. Durante a apresentação, as situações atuais de redução de vazões e da transposição do rio São Francisco provocaram debates e questionamentos.
Ao ser questionado sobre os efeitos da transposição e o atual estágio das obras, o presidente do CBHSF afirmou que “vai ter algum tipo de efeito em alguns locais, isso é fato. Mas a pergunta é: podemos nos dar ao luxo de gastar tanto com soluções inseguras e, ainda, incertas? Essa obra ainda é uma caixa preta. O Comitê pretende formar uma comissão para saber como anda a transposição”.
Ele enfatizou a importante colaboração que as universidades públicas podem oferecer para a melhoria das condições ambientais e para a criação de um pacto em prol da melhor gestão e conservação das águas do país. “As universidades têm muita contribuição a dar, é preciso criar estrutura e possibilidades para que as pesquisas se tornem realidade. A academia tem um papel incisivo. Precisamos nos apoiar em estudos das universidades públicas para o pacto das águas”, afirmou.
A palestra foi bem avaliada pelo público presente. “A apresentação abordou com muita propriedade a situação do rio São Francisco. Gostei porque envolveu o social e o ambiental”, comentou a coordenadora do curso de Geografia e também integrante do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Grande, Janes Lavoratti.
O professor de geografia Marcelo Latuf, que também é membro do CBHSF, agradeceu a presença do Comitê no seminário. “A gente fica feliz por Anivaldo ter aceitado o nosso convite e ter trazido situações tão importantes para a construção de novos conhecimentos e para incentivar os nossos alunos a desenvolverem novas pesquisas. Temos grandes problemas ambientais aqui no rio Grande e conhecer a forma de gestão do CBHSF é importante para fortalecer nossas bases regionais”, declarou.
Angélica Silvia Janone, aluna do primeiro semestre, opinou que “esse momento é importantíssimo. Entender o presente, passado e o futuro da gestão das águas, que envolve clima e meio ambiente, vai nos dar uma base legal relacionar o ecossistema com outros assuntos que forem tratados no curso”.
Também estiveram presentes no I Seminário de Ambientação Geográfica o coordenador da Câmara Consultiva Regional – CCR do Comitê no Médio São Francisco, Claudio Pereira, o representante da Associação dos Pescadores Profissionais Amigos do Vale do Rio Grande, José Noá dos Santos Pereira e o secretário de Meio Ambiente e Turismo de São Desiderio, Demostenes Júnior.
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF