Presidente do CBHSF participa de reunião do CBH do Rio Piauí e sugere que membros estreitem os laços institucionais

08/09/2020 - 8:18

Membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) participaram, na quarta-feira (02), de reunião promovida pelo Comitê de Bacia da Região Hidrográfica do Piauí (CBRHP), órgão colegiado com sede em Penedo (AL). A reunião, realizada por videoconferência, teve como pontos de pauta a II Expedição Científica do Baixo São Francisco e a parceria entre o CBSHF e o CBRHP.

O coordenador da expedição, professor Emerson Soares, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), apresentou dados do relatório da II Expedição Científica do Baixo São Francisco. De acordo com ele, é importante a construção da cooperação entre a bacia do Piauí e o baixo São Francisco. “A área é um berçário das espécies de peixes do rio São Francisco com a APA Marituba do Peixe. Queremos realizar um diagnóstico sobre a situação do rio Piauí, porque ele leva um aporte de nutrientes até o rio São Francisco e também para delimitar a condição de contaminantes. A colaboração conjunta entre o CBHSF e o CBHRP será importante para identificarmos os principais problemas no rio Piauí e os impactos no rio São Francisco”, explicou.

O presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda falou da predisposição que tem em apoiar projetos que sejam feitos pelo Comitê do Piauí e ressaltou a necessidade de todos manterem um diálogo com a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos em relação às outorgas e à cobrança futura pelo uso das águas. “A Câmara Consultiva Regional do Baixo São Francisco será o grande portal de entrada desses projetos que por ventura venham a ser apresentados”, disse.

“Acompanho o Comitê do Piauí desde a sua fundação e sinto que há uma enorme vontade de fazer mais. Sugiro que estreitem os laços institucionais com a Secretaria Municipal de Recursos Hídricos, por exemplo. Vocês precisam colocar o foco nos instrumentos de gestão hídrica, nos planos, observar sistemas confiáveis de outorga, sistema de monitoramento de informação. Cadastrar os usuários das águas também é imprescindível. Toda ação realizada por vocês, membros do Comitê do Piauí, irá beneficiar o rio São Francisco. É uma caminhada grande, mas estamos envolvidos e temos o dever de colaborar”, finalizou o presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda.

 

Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Deisy Nascimento