Presidente do CBHSF participa de reunião com produtores rurais em Baianópolis

04/11/2025 - 11:05

Durante encontro na região do Cascudeiro, Cláudio Ademar reforça compromisso entre o Comitê e o setor produtivo com uma gestão mais próxima, participativa e sustentável dos recursos hídricos


Atendendo ao convite do presidente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA), Moisés Schmidt, o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Cláudio Ademar, participou na noite desta quinta-feira (30) de uma reunião com produtores rurais na região do Cascudeiro, município de Baianópolis (BA). O encontro marcou um momento de aproximação entre o Comitê e o setor produtivo do Oeste baiano, com foco no diálogo e na gestão compartilhada dos recursos hídricos.

Cláudio Ademar iniciou sua fala destacando a importância simbólica do momento e o compromisso de ampliar o diálogo com os agricultores.

“É muito importante estar aqui com vocês hoje, a convite da AIBA. Estou como presidente há um mês do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, o rio da integração nacional. É o único rio 100% brasileiro que passa por seis estados e o Distrito Federal. Estar aqui hoje é um gesto de aproximação com os produtores rurais”, afirmou.

Cláudio Ademar reforçou que o Comitê tem como principal missão a gestão dos recursos hídricos, destacando o papel da água na promoção do desenvolvimento e da sustentabilidade.

“A finalidade do Comitê é fazer gestão de recursos hídricos. E fazer gestão é permitir que esse patrimônio tão rico do povo brasileiro – que é a água – se transforme em segurança alimentar, renda e sustentabilidade econômica, social e ambiental”, pontuou.



O presidente também fez um apelo pela valorização da produção rural como instrumento de dignidade e equilíbrio socioambiental.

“Precisamos fazer com que a propriedade traga sustentabilidade social, econômica e ambiental, para que todos possam viver com dignidade. Ninguém segura a Caatinga em pé de estômago vazio. Se o pai de família tiver que escolher entre derrubar a Caatinga e alimentar os filhos, ele vai optar pela derrubada. É por isso que precisamos garantir condições para que o homem do campo viva de forma sustentável”, disse.

Durante sua fala, Ademar apresentou duas ferramentas prioritárias que pretende fortalecer em sua gestão: o enquadramento dos corpos hídricos e o monitoramento da qualidade da água.

“Com o enquadramento, garantimos o uso responsável da água e discutimos com a sociedade como queremos utilizá-la. Já o monitoramento é essencial, porque só se consegue fazer gestão conhecendo a realidade dos nossos recursos”, explicou.

Encerrando o encontro, Cláudio Ademar reafirmou o compromisso de estar mais próximo aos usuários de todas as regiões que dependem do Rio São Francisco, reforçando a importância da cooperação com entidades locais.

“De coração, agradeço. Vou estar mais próximo dos usuários de recursos hídricos e de todos que dependem do Velho Chico. Conto com o apoio da AIBA para, juntos, fazermos uma boa gestão da nossa bacia”, concluiu.


Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Luís Nunes
*Fotos: Luís Nunes