O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Maciel Oliveira, recebeu, na última quinta-feira (26), a comenda Guardião das Águas, honraria concedida a 15 personalidades de diferentes áreas que se destacaram por suas contribuições diretas à preservação dos recursos hídricos no estado. A iniciativa foi do Governo de Alagoas por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e aconteceu no hotel Jatiúca.
Além do presidente, foram homenageados acadêmicos, lideranças políticas e sociais e ambientalistas que construíram trajetórias importantes no que se refere ao cuidado e proteção da água, bem importante para todos.
De acordo com Maciel Oliveira, o caminho para chegar até aqui foi longo e cheio de desafios. “No início ficávamos fazendo cotinhas para construir os comitês, mobilizar mais pessoas para fazer o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco acontecer. O Comitê é o maior parlamento das águas desse país. Então, tenho muito orgulho de, 20 anos depois, me tornar presidente desta instituição. Nós trouxemos mais de 100 milhões de reais de investimentos para Alagoas, seja em projetos, ações, apoio à Fiscalização Preventiva Integrada, tudo isso com a cobrança pelo uso de recursos hídricos. O Comitê elaborou e executou um projeto, no qual investiu quase R$ 10 milhões, para proporcionar uma melhor qualidade de água para a população indígena Kariri-Xocó, que enfrentava situações difíceis como a sede, mesmo morando próximo ao rio. Entregamos a maior obra de abastecimento de água em uma comunidade indígena no Brasil. Hoje, eu tenho muito orgulho em dizer que estávamos certos. Fizemos muito, mas podemos fazer muito mais principalmente diante dessa mudança climática extrema. Meus agradecimentos aos meus pais, demais familiares, amigos e a SEMARH por esta honraria”.
Veja mais fotos da cerimônia:
Gino César, secretário da Semarh, parabenizou as 15 personalidades pela honraria recebida. “Vocês merecem esse reconhecimento, pois dedicam suas vidas à preservação dos nossos recursos hídricos. Todos são exemplos de compromisso com a água enquanto instrumento de transformação econômica, social e ambiental”. O secretário da Semarh acrescentou que Alagoas enfrenta desafios históricos, mas com o trabalho árduo de ambientalistas, políticos, e lideranças sociais, estamos garantindo que a água continue sendo uma força de transformação para o estado. ⠀
Felipe Cordeiro, secretário-executivo do Gabinete Civil, pontuou que Alagoas conta com uma grande variedade de recursos hídricos em sua geografia. “São rios, riachos, lagos, nascentes e cachoeiras que têm recebido ações de proteção do governo estadual”. Cordeiro destacou dentre as ações desenvolvidas o programa Mais Água Alagoas, que tem o intuito de universalizar o acesso ao abastecimento e saneamento básico para mais de 2 milhões de alagoanos, com investimento de R$ 10 bilhões, levando dignidade e o direito a água às pessoas.
Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Deisy Nascimento
*Fotos: Deisy Nascimento