Prefeitura de Barra elogia ação do CBHSF na área do saneamento básico

05/11/2015 - 21:32

Presente à Consulta Pública da atualização do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio São Francisco, realizada nesta quinta-feira (05/11), no município baiano de Barra, o prefeito da cidade, Artur Silva Filho, elogiou o apoio recebido do Comitê da Bacia do São Francisco para a construção do Plano Municipal de Saneamento Básico.
“Neste momento em que os municípios brasileiros sofrem com uma séria dificuldade financeira, essa contribuição do Comitê foi fundamental. Dificilmente conseguiríamos fazer isso sozinhos e, com Plano, poderemos captar recursos federais”. A partir da lei federal 11.445/2007, a existência do PMSB passou a significar, para o município, a possibilidade de garantir verbas do governo federal para aplicação em ações como tratamento de efluentes domésticos e resíduos sólidos e oferta de água tratada.
Barra é um dos seis municípios do Médio São Francisco que foram contemplados pelo CBHSF para receber o PMSB, financiado com recursos oriundos da cobrança pelo uso das águas da bacia. O Plano é fundamental para a saúde ambiental dos municípios, pois estabelece as medidas para universalização da oferta de água tratada, a coleta e o tratamento adequado dos efluentes domésticos e resíduos sólidos, de forma a minimizar as cargas de poluição lançadas nos cursos de água. As outras cidades selecionadas foram: Angical, São Desidério, Catolândia, Barra do Mendes e Carinhanha. “O município já possui uma Gestão de Recursos Sólidos e conseguiu construir o Sistema de Esgotamento Sanitário, faltava apenas o Plano de Saneamento, cuja previsão é de ser concluído até o final do ano”, destacou o gestor municipal, que espera que em dois meses o total das nove mil residências da cidade estejam integradas ao sistema de esgotamento sanitário.
Outro a comemorar a parceria com o CBHSF para a construção do Plano de Saneamento Básico foi o secretário municipal de Meio Ambiente de Barra, Joaquim Dantas. “O município não tinha conhecimento da real situação do saneamento, principalmente nas áreas rurais. Os estudos trouxeram essas informações”, destaca. Dantas já aponta os primeiros benefícios do Plano de Saneamento ainda em construção: “Os órgãos envolvidos tinham dados vagos sobre aspectos como abastecimento. A própria SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) já vai trabalhar para reverter as perdas descobertas com esses estudos”, aponta.
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF