População de Itaguaçu (BA) é contemplada com viveiro de mudas nativas da Caatinga

26/03/2025 - 17:30

Na manhã de sexta-feira, dia 21, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), por meio da Câmara Consultiva Regional Médio São Francisco, entregou à população de Itaguaçu (BA) o viveiro de mudas de plantas nativas da Caatinga, que integra o projeto de requalificação da nascente Olho d’Água, importante fonte de recursos hídricos da cidade. Estiveram presentes o coordenador da CCR Médio São Francisco, Ednaldo Campos, o secretário de Meio Ambiente do município, Valterberg Ferreira dos Santos, a diretora de licenciamento e fiscalização da secretaria, Geovana Campos, o representante da W2 Engenharia, responsável por executar a obra, Weverton Ferreira, a bióloga e especialista em Educação e Meio Ambiente, Islane Emília Araújo, além de técnicos da Secretaria de Meio Ambiente do município.


De início, na Secretaria de Meio Ambiente, foi realizada uma oficina ministrada pela bióloga alagoana Islane Emília, destinada aos técnicos da pasta, com o objetivo de abordar o sistema de produção de mudas. Ednaldo Campos, coordenador da CCR Médio São Francisco, aproveitou o ensejo para explicar o que é o CBHSF e a origem do recurso aplicado no projeto de revitalização da nascente, que só foi possível graças aos recursos oriundos da cobrança pelo uso da água. Geovana Campos, que integra a secretaria, disse que a entrega não poderia acontecer num dia mais representativo do que aquele, visto que se tratava do Dia Internacional das Florestas. Finalizada a oficina, a equipe dirigiu-se ao viveiro para formalizar a entrega.


Veja mais fotos:


Além da sua função precípua, que consiste no cultivo de plantas nativas da caatinga para o reflorestamento de áreas degradadas, com a consequente revitalização e preservação das margens dos rios ao longo da bacia, o viveiro servirá, também, como fomento à educação ambiental, tendo em vista que as escolas poderão realizar oficinas e visitas guiadas ao local. No entorno da nascente foi feito um cercamento que totaliza 1.400 metros, com o objetivo de delimitar a área e protegê-la, onde algumas mudas do bioma já foram plantadas. Num ato simbólico, Ednaldo entregou as chaves do viveiro ao secretário Valterberg Ferreira, que agradeceu a iniciativa, e, deste modo, cumpriu tempestivamente com o que estava previsto no plano de execução. “A gente sabe que o município reconhece a grandeza de uma obra como esta, ao tempo em que estamos cientes de que tudo que estiver ao alcance de vocês, no sentido de preservá-la, será feito com muito apreço”, disse o coordenador da CCR.


Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Rangel Menezes
*Fotos: Rangel Menezes