População de Floresta (PE) participa de segunda audiência pública de elaboração do PMSB

08/07/2021 - 18:00

Durante a tarde desta quarta-feira (07) a população do município de Floresta (PE) pode participar da segunda audiência pública de elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico, financiado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. O evento, que aconteceu de modo virtual, é uma etapa importante para a construção do PMSB e garante a participação popular como forma de contribuir com o andamento do processo.

Esta é a última audiência pública do município que já avança para as etapas finais de elaboração do plano, que são o apontamento dos Mecanismos e Procedimentos de Controle e o Relatório Síntese e Minuta de Lei. “Vale lembrar que esse momento é resultado da etapa de prognóstico, quando fomos a campo, aplicamos questionários e recolhemos informações com as instituições e, com isso, o prognóstico é feito com um olhar para o futuro projetando como o município irá crescer”, explicou a coordenadora de Contratos da empresa responsável pela elaboração do PMSB, Companhia Brasileira de Projetos e​ Empreendimentos (Cobrape), Raissa Vitareli.

O documento apresentado em audiência pública previu as estimativas que devem ser atendidas durante o horizonte de 20 anos (2021-2040) com ações de execução emergencial, a curto, médio e longo prazos. Em Floresta, primeira cidade das quatro que devem receber as segundas audiências públicas na região do Submédio São Francisco, os técnicos apontaram as projeções que o município precisa atender a fim de garantir a universalização dos serviços de saneamento básico, incluindo a coleta de lixo, drenagem de águas pluviais, tratamento e destinação de esgotamento sanitário e abastecimento de água.

“Uma das principais questões da cidade de Floresta é a destinação do lixo recolhido. Apesar de já haver tratativas no sentido de solucionar o problema viabilizando a destinação correta, ainda hoje os resíduos são destinados a lixões a céu aberto”, destacou o engenheiro ambiental Robson Klisiowicz. Além de indicar formas adequadas para a destinação dos resíduos sólidos, a equipe ainda pontuou todas as demais ações, incluindo valores estimados, para cada eixo do saneamento básico.

O documento com todos os apontamentos do prognóstico segue disponível na descrição da transmissão da audiência através da plataforma de vídeos Youtube 2ª Audiência Pública do PMSB de Floresta – PE.

 

“As audiências são um momento produtivo onde se sinalizam pontos importantes para o debate com a população. Agora as pessoas devem absorver as informações e dar os encaminhamentos, considerando os eixos que foram bem trabalhados e pontuaram a fundo as questões mais problemáticas da cidade”, concluiu o secretário da Câmara Consultiva Regional do Submédio São Francisco, Almacks Luiz.

 

Hoje (08), o município de Tacaratu (PE) irá participar do terceiro encontro com o Grupo de Trabalho para a discussão dos cenários propostos para o Plano Municipal de Saneamento Básico e apresentação da versão preliminar do Prognóstico, Programas, Projetos e Ações, momento que antecede a realização da segunda audiência pública da cidade. Ainda devem participar dos mesmos encontros as comunidades das cidades de Glória e Rodelas, na Bahia.

 


Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
Texto: Juciana Cavalcante