Plenárias eleitorais do CBSHF são iniciadas

07/07/2021 - 17:05

O processo de renovação dos membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) tem mais uma etapa iniciada. Passado o período de inscrição e habilitação de entidades interessadas em participar da composição do colegiado, tiveram início as Plenárias Eleitorais, divididas por segmentos representativos. Os representantes do poder público municipal dos estados da bacia participaram, nos dias 07 e 08 de julho, da sessão para a eleição dos representantes. Outras 28 Plenárias eleitorais acontecerão até o dia 23 de julho.

As Plenárias ocorrem por videoconferência. As sessões dos segmentos de usuários de água e sociedade civil organizada acontecem nos dias 12 a 21 de julho. Já as Plenárias das comunidades tradicionais serão realizadas presencialmente nos dias 22 de julho, em Maceió, para os quilombolas e 23 de julho, em Penedo, para os povos indígenas.

O processo eleitoral tem como objetivo eleger os 62 membros que vão compor o Plenário do CBHSF, no período de 2021/2025, de acordo com as representações dos seguintes segmentos e categorias: cinco representantes da União, sendo um de cada ministério: Meio Ambiente, Desenvolvimento Regional, Economia, Minas e Energia e da Fundação Nacional do Índio; seis representantes dos estados que compõem a bacia: Minas Gerais, Goiás, Bahia, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e o Distrito Federal; oito representantes dos municípios, situados na bacia, sendo três de Minas Gerais, dois da Bahia, um de Pernambuco, um de Alagoas e um de Sergipe; 24 representantes usuários de recursos hídricos de diversas áreas de atuação; 16 representantes de entidades civis de recursos hídricos com atuação comprovada na bacia e um representante dos povos indígenas e comunidades tradicionais residentes na bacia.

A lista com os membros eleitos por segmento será divulgada no dia 26 de julho. A Plenária Extraordinária do CBHSF para posse dos membros e eleição da Diretoria Colegiada está marcada para os dias 15 e 16 de setembro, em Petrolina (PE).

Para saber mais sobre o processo eleitoral acesse processoeleitoralcbhsf2021.com.br.

 


Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
Texto: Luiza Baggio