Plenária de maio tem pauta definida

19/04/2016 - 12:27

Os membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco têm agenda nos dias 19 e 20 de maio, no hotel Quality, em Aracaju (SE) para realização da XXIX Plenária Ordinária do CBHSF. Integram a pauta debates sobre os preparativos para a Campanha Nacional em Defesa do São Francisco, que acontece no dia 3 de junho e sobre a participação do colegiado no Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (Encob), a ser realizado em Salvador (BA), no segundo semestre,
O I Simpósio Científico da Bacia do São Francisco, marcado para junho, em Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), também está entre os assuntos a serem apresentados aos membros do colegiado, a fim de ampliar as informações sobre o evento. Outro tema que foi, inclusive, pauta da Diretoria Colegiada do Comitê (Direc), é a apresentação do estudo para atualização da metodologia de cobrança pelo uso da água do São Francisco.
A plenária também terá como ponto de pauta uma discussão sobre os impactos ambientais decorrentes da redução da vazão do São Francisco. Para isso, será realizada uma mesa redonda, com a participação dos presidentes do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Marilene Ramos; da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu, e da Companhia de Abastecimento de Alagoas (Casal), Clécio Falcão. A mediação ficará a cargo do presidente do Comitê, Anivaldo Miranda.
A programação da plenária do CBHSF também prevê apresentações do grupo de trabalho formado para debater os problemas do São Francisco junto à ANA. Haverá ainda uma explanação sobre a pesquisa feita pelo professor Chang Kiang, da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) apontando a contribuição do Aquífero Urucuia para a bacia do São Francisco.
O andamento do trabalho referente à atualização do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do São Francisco também faz parte da pauta, que inclui ainda uma apresentação, pela agência delegatária do CBHSF, a AGB Peixe Vivo, sobre a situação dos projetos hidroambientais em execução na bacia, além de apresentações das Câmaras Consultivas Regionais (CCRs) das quatro regiões fisiográficas (Alto, Médio, Submédio e Baixo São Francisco).
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF