Petrolina realiza oficina setorial de Agricultura

17/04/2015 - 10:15

A discussão em torno da agricultura na bacia do rio São Francisco foi a temática que norteou a oficina setorial realizada no último dia 11 de abril em Petrolina (PE). A reunião fez parte do cronograma de trabalhos da atualização do Plano de Recursos Hídricos, iniciado no final de 2014 pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.
De acordo com Almacks Luiz, membro titular do CBHSF, o encontro, que reuniu representantes da agricultura familiar e especialistas do setor, revelou um novo conflito dentro da bacia. “A baixa vazão dos reservatórios está gerando um impasse entre a agricultura de grande porte e o setor elétrico. O primeiro precisa de água para realizar a sua produção. Já o segundo, está retendo a água nas represas, com o objetivo de gerar energia. Ou seja: a água que está chegando para um, não está chegando para o outro”, explicou.
Duas novas oficinas – também voltadas para a agricultura – estão marcadas para o próximo mês. No dia 7 de maio, a cidade mineira de Patos de Minas sedia a reunião. Já no dia 14 de maio, o município de Porto Real do Colégio (AL), no Baixo São Francisco, promove a oficina direcionada ao setor agrícola. No dia 08 de abril, o encontro aconteceu na cidade de Barreiras, no oeste da Bahia.
Veja o calendário completo das ações para atualização do Plano de Bacia do Velho Chico.
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF