Perfil de Sérgio Onofre: amor ao cinema e ao rio

18/08/2015 - 10:11

Sergio-Onofre-Arquivo-EdufalO historiador e doutorando em Educação Sérgio Onofre nasceu em Maceió (AL), em 1962, mas tem forte ligação com o Velho Chico. Ele relata que parte de sua família materna é natural da região do Baixo São Francisco, dividida entre os municípios alagoanos de Pão de Açúcar e Penedo, principalmente.
Para ele, a realização do Festival Universitário de Cinema de Penedo é uma “demanda viva”, presente na memória da população penedense. O motivo está no encerramento, nunca explicado, do antigo Festival Brasileiro de Cinema, que a cidade sediou entre os anos de 1975 e 1982, evento que colocou a cidade e o estado de Alagoas em destaque no cenário nacional.
Aos 53 anos de idade, além de tentar retomar o festival, o historiador pensa mais longe, vislumbrando novos horizontes na área cultural para o município. Ele compara o Festival de Penedo com o que acontece anualmente em Gramado (RS) e confessa que irá perseguir o mesmo patamar que desfruta o município gaúcho. Para isso, busca outras parcerias para concretizar o projeto, tanto na área pública quanto na iniciativa privada, mas ressalta que o apoio do CBHSF é “fundamental”.
Aprovado através de concurso público em 2006 para o campus Penedo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), onde exerce suas atividades profissionais desde então, Onofre diz que foi o que faltava para fortalecer ainda mais sua ligação e o carinho que tem pela cidade de Penedo, sua riqueza cultural e o amor pelo rio São Francisco.
*Esta matéria foi veiculada no Jornal Notícias do São Francisco nº 33. Para ler o jornal completo, acesse.
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF