Para evitar inundações, Cemig abre comportas da Usina de Três Marias

02/03/2020 - 17:18

Segundo a Cemig, operação tem como objetivo evitar que o limite de armazenamento da represa seja atingido.

As comportas da Usina Hidrelétrica de Três Marias, localizada na cidade da Região Central do estado, serão abertas parcialmente a partir das 13h desta sexta-feira (28). Segundo a Cemig, a operação tem o objetivo de evitar que se atinja o limite de armazenamento, causando transtornos e inundações para as comunidades ribeirinhas do Rio São Francisco.

A gestão da capacidade de armazenamento da Usina Três Marias vem sendo feita pela Cemig, em conjunto com a Agência Nacional de Águas (ANA) e o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Devido às fortes chuvas registradas durante o carnaval e que devem persistir durante toda a primeira quinzena de março, a abertura parcial deve ser mantida pelos próximos 15 dias.

Desde o último dia 18 de fevereiro, antes do período do carnaval, a vazão da usina já vinha sendo aumentada gradualmente por meio da geração de energia. Atualmente, o reservatório apresenta um armazenamento de 88,6%, porém segundo a Cemig, a represa tem capacidade de “segurar” vazões muito superiores às que está liberando. Evitando assim, eventos críticos para as populações do Rio São Francisco.

 

*Fonte: Estado de Minas