Os membros do Grupo de Acompanhamento do Contrato de Gestão (GACG), equivalente a uma das câmaras técnicas do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), se reuniram na tarde desta terça-feira (03.03) no escritório do Comitê, em Maceió (AL) para análise dos números do Plano de Aplicação Plurianual (PAP) do órgão colegiado para o ano de 2015. O grupo tem como atribuição acompanhar a aplicação dos termos constantes do contrato de gestão firmado entre o CBHSF e a agência delegatária, a AGB Peixe Vivo.
Durante a revisão dos valores que constam no PAP, o grupo avaliou a utilização das rubricas que integram o contrato, inclusive aquelas que foram mais solicitadas. “Constata-se a necessidade de alocação para reforço de algumas ações”, considerou o coordenador do GACG, Luiz Dourado. Como exemplo, ele cita os recursos reservados para o processo eleitoral. Como este ano não há previsão para ocorrência dessa atividade, os recursos devem ser remanejados para fortalecer outras rubricas, a exemplo do apoio aos comitês.
O grupo avaliou a importância no reforço da campanha voltada para o Dia Nacional em Defesa do Velho Chico, que deve acontecer em junho, bem como o trabalho a ser desenvolvido com o objetivo de atualizar o Plano de Recursos Hídricos da Bacia do São Francisco e o apoio às ações da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) do São Francisco, uma ação desenvolvida em parceria com o Ministério Público Estadual de Alagoas e da Bahia.
Os recursos do CBHSF são oriundos da cobrança pelo uso das águas do São Francisco. As discussões prosseguem nesta quarta-feira (04.03), também no escritório do Comitê, em Maceió. Participaram da reunião os membros do GACG Luiz Dourado, Almacks Luiz e Roberto Lôbo, bem como o presidente do Comitê, Anivaldo Miranda, e a diretora de Integração da AGB Peixe Vivo, Ana Cristina Silveira.
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF