Visita técnica focou no saneamento básico e no desmatamento da mata ciliar. Pleito de projeto de esgoto é entregue ao CBHSF para acompanhamento
O município de Betânia (PE) recebeu uma importante visita técnica para inspecionar um trecho crucial da nascente e do percurso do Riacho do Navio, importante afluente do São Francisco em Pernambuco. A ação reuniu representantes locais e o coordenador da Câmara Consultiva Regional do Submédio São Francisco, Elias Silva, acompanhado de membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), e teve como foco conhecer de perto os desafios de saneamento básico e a situação de desmatamento da mata ciliar da emblemática área.
O município de Betânia compreende grande parte da área do Riacho do Navio e a visita teve um objetivo central: o acompanhamento do projeto de saneamento que foi habilitado junto ao CBHSF.
A comitiva contou com a participação de diversas lideranças, incluindo o prefeito, a vice-prefeita, uma vereadora e integrante da Associação de Malhada dos Bois, representada pelo seu presidente e membro do Comitê do São Francisco, Cícero Menezes, e a presidente do Conselho Rural e também membro do Comitê, Luany.
O coordenador da CCR além de entender a demanda local, destacou a importância de valorizar os membros da região que estão ingressando agora no CBHSF. A visita cumpriu o objetivo ainda de mostrar a importância de olhar para o Riacho do Navio de forma emblemática, assim como se olha para o Rio Pajeú; dar um sentido de pertencimento aos novos membros e aproximar a CCR das situações mais reais, que vão além da calha do rio principal.
“Estaremos sempre tentando aproximar a coordenação da CCR aos membros e sempre colocar com um ponto de apoio e escuta, para que sejamos juntos uma só solução para o nosso Velho Chico. Somos uma só bacia,” afirmou o coordenador, Elias Silva.
 
Urgência do saneamento
Durante a visita, foram recebidos dois pleitos de saneamento, ambos no contexto do Riacho do Navio. A urgência da situação foi detalhada por Cícero Menezes, membro suplente do Comitê e representante da Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Sítio Malhada dos Bois.
Segundo Cícero, a região de Betânia, no Moxotó, apresenta demandas de extrema necessidade, sendo a principal o esgoto jogado diretamente no riacho. “O esgoto é jogado diretamente no Riacho do Navio, em uma área que compreende mais de mil famílias que utilizam o rio para irrigação de capim, para pastagem e para os animais beberem água. A gente quis mostrar essa demanda para o Comitê para ver o que pode ser feito com essa situação,” relatou Cícero Menezes.
A proposta da comunidade é de que haja o tratamento desse esgoto visando o reuso da água para irrigação de culturas como o milho, o que traria benefícios ambientais e produtivos. “A visita do coordenador Elias foi muito proveitosa aqui em Betânia. Deu para absorver bastante, colocamos demandas importantes para a cidade e esperamos que o Comitê tenha um olhar atento nesse sentido do Riacho do Navio,” concluiu Cícero, reforçando o agradecimento e a expectativa por mais encontros como este.
Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Juciana Cavalcante 
*Foto: Acervo Pessoal