Durante esta semana, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) através da Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos (COBRAPE), empresa responsável pela elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico, contratada pela Agência Peixe Vivo, está realizando a segunda rodada das oficinas setoriais para produção do prognóstico do PMSB.
Nesta etapa, as comunidades são convidadas a participar de reuniões para apresentar soluções possíveis para os problemas identificados na fase de diagnóstico. As reuniões estão acontecendo nas cidades de Dormentes, Afrânio e Santa Filomena, em Pernambuco, e Umburanas, Ourolândia, Sobradinho, Campo Formoso, no estado da Bahia. Os encontros acontecem de modo presencial e virtual, conforme escolha de cada município, considerando os dados da pandemia de cada localidade.
De acordo com a COBRAPE, as oficinas setoriais para produção do diagnóstico abrem espaço para que os moradores de cada localidade possam contribuir indicando como é possível solucionar problemas com os quais as comunidades convivem. “Chamamos esse momento de chuva de ideias, quando as pessoas participam ativamente propondo soluções, e todas elas serão consideradas e avaliadas pelas equipes técnicas que podem validar ou não as propostas. O importante é que as soluções sejam pensadas em conjunto”, explicou Emille Andrade, técnica da COBRAPE.
No município de Umburanas, os participantes da oficina propuseram soluções para resolver os problemas apontados no abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem de águas da chuva e manejo de resíduos sólidos. A cidade, entre os problemas diagnosticados, convive com a ausência de banheiros em algumas localidades e ligações clandestinas nas tubulações de esgoto. Durante as reuniões, a população apontou a necessidade de melhorar o sistema, revisar os custos das tarifas, ampliar a rede e melhorar os canais de comunicação.
“O CBHSF entregou, nos últimos dias, mais quatro planos de saneamento, atendendo às necessidades e demandas dos municípios. Quando o Comitê se empenha em produzir estes planos, estamos atuando ativamente na revitalização do rio São Francisco e para isso, a participação de todos é fundamental”, pontuou o coordenador da Câmara Consultiva Regional do Submédio São Francisco, Cláudio Ademar.
As reuniões acontecem até o dia 27 de novembro.
Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Juciane Cavalcante
*Foto: Léo Boi