O município de Paulo Afonso, localizado no oeste baiano, sediará a primeira de uma série de oficinas programadas pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF para discutir com os usuários das águas do Velho Chico os usos múltiplos desse recurso natural. O evento terá duração de dois dias (6 e 7.05) e será realizado no Belvedere Hotel, no centro da cidade.
Durante a oficina, serão discutidos os usos atuais da água, abordando os seus conflitos, os usos preponderantes, tangíveis e intangíveis, vazão mínima e vazão ambiental, regras para a operação de barragens, além das alternativas de usos para a superação desses conflitos.
Foram convidados para participar do encontro companhias de hidroeletricidade, empresas públicas de abastecimento de água, indústrias, mineradoras, irrigantes, navegadores, pescadores, piscicultores, indígenas, quilombolas, além de órgãos públicos federais e estaduais, prefeituras, organizações civis e instituições acadêmicas atuantes na bacia.
De acordo com o presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda, “as oficinas são importantíssimas como mecanismo de consulta para o ordenamento dos usos múltiplos da água, para a revisão do Plano Diretor da bacia do São Francisco e para a construção das bases do futuro Pacto das Águas”.
Além desse primeiro encontro em Paulo Afonso, o CBHSF agendou outras duas oficinas, que serão realizadas nas cidades de Penedo (AL), nos dias 9 e 10 de maio, e em Juazeiro (BA), nos dias 21 e 22 de maio.
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF