Em visita ao presidente da Agência Nacional de Águas – ANA, Vicente Andreu Guillo, nesta quinta-feira (30.8), em Brasília, o presidente recém-eleito do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF, Anivaldo Miranda, externou a sua expectativa quanto ao estabelecimento de um relacionamento transparente e profícuo entre os dois organismos, visando a melhor gestão dos recursos hídricos na bacia.
“A ANA é o nosso grande parceiro, estamos no mesmo barco. A construção do Sistema Nacional de Recursos Hídricos – SNRH é um processo que tem pouco mais de 10 anos, é uma construção penosa, mas faz parte da democracia participativa, é o único caminho que nós temos. O SNRH precisa ser fortalecido, o êxito interessa à ANA e nós somos parceiros – o que não quer dizer que não tenhamos diferenças de opinião. Mas o objetivo é trabalharmos juntos, com bom senso, respeito mútuo e sobretudo fidelidade às leis, para que a coisas dêem certo”, afirmou Anivaldo.
O presidente da ANA manifestou-se de forma semelhante: “O Comitê do São Francisco tem todas as condições para ser um exemplo de sucesso do sistema e um estímulo a outros comitês e atores das bacias. O sucesso do CBHSF é estratégico, estamos apostando nisso. A idéia é fortalecer esse trabalho, com transparência. Evidentemente, o Comitê tem opiniões, e quanto mais opinião tiver, mais será respeitado entre os atores. Nem sempre teremos 100% de concordância, mas vamos encaminhar as decisões, respeitando a soberania do Comitê”.
Os dois dirigentes têm visões convergentes quanto a diversas questões que se colocam para a bacia do São Francisco neste momento, a exemplo da construção de um Pacto das Águas; os impactos das Pequenas Centrais Hidrelétricas – PCHs nos rios afluentes e a discussão coletiva do Plano de Aplicação Plurianual – PAP 2013 -2015, entre outras.
Acompanharam o presidente Anivaldo Miranda na visita à ANA a vice-presidente do CBHSF, Edite Lopes de Souza, o coordenador da Câmara Consultiva Regional do Baixo São Francisco e membro da Diretoria Colegiada – Direc, Carlos Eduardo Ribeiro Junior, e a diretora de Integração da AGB Peixe Vivo, Ana Cristina da Silveira. Da parte da ANA, além de presidente Vicente Andreu, participaram do encontro o superintendente e o adjunto da Superintendência de Apoio à Gestão de Recursos Hídricos, respectivamente Rodrigo Flecha e Victor Sucupira.
Fotografia: Raylton Alves/ Banco de imagens da ANA
Assessoria de Comunicação