Nova obra hidroambiental é iniciada no Baixo São Francisco

24/07/2015 - 11:44

A comunidade do povoado Bananeiras, localizada no município alagoano de Arapiraca, prestigiou o seminário de lançamento do projeto de recuperação hidroambiental na bacia do Alto Piauí, afluente do rio São Francisco. Realizado na tarde desta quinta-feira (23.07), na associação comunitária do povoado, o seminário reuniu produtores rurais, empresários, estudantes, servidores públicos e comunidade local. Proprietários de terras na região disponibilizaram suas áreas para preservação das nascentes e se dispuseram a dar as mãos para apoiar o trabalho.
Executado pela empresa GOS Florestal, contratada através de licitação pela agência delegatária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), a obra envolve os municípios alagoanos de Arapiraca, Junqueiro e Limoeiro de Anadia. O rio Piauí é o único rio perene de Alagoas, daí a sua importância no âmbito da bacia do Velho Chico.
Membro do CBHSF, Antonio Jackson fez uma apresentação aos participantes do seminário sobre o papel do Comitê. “É nossa função agregar, organizar a sociedade. Fora o Piauí, o rio perene mais próximo do São Francisco é o Grande, distante cerca de 1.300 quilômetros de onde estamos”, considerou. Representante do comitê da bacia do Rio Piauí, Marluce Magalhães lembrou de sua iniciativa de onze anos atrás para a criação do colegiado, ressaltando o quanto é gratificante ver tantas pessoas reunidas em defesa do manancial.
O secretário-executivo do CBHSF, Maciel Oliveira, explicou que, na etapa inicial, está prevista a recuperação de 115 nascentes. “O Comitê do São Francisco arrecada, em média, R$ 22 milhões anuais e um dos papeis é investir esses recursos na própria bacia hidrográfica para garantir água para o rio”, afirmou.
O engenheiro-agrônomo Alessandro Vanini, da empresa GOS Florestal, apresentou o projeto de recuperação hidroambiental que será executado na região. No planejamento, constam proteção em 115 nascentes; cercamento de 6,6 mil metros de nascentes; plantação de pelo menos 12 mil mudas; obras de contenção, limpeza e isolamento da nascente, com instalação de tubos para aproveitamento de água de boa qualidade; entre outros. O contrato de R$ 577 mil deverá ser executado no prazo máximo de 18 meses.
Presidente do Comitê do Rio Coruripe, o engenheiro Alex Gama participou do seminário e garantiu o fornecimento de mudas em quantidade suficiente para atender à região do Piauí. “Recuperar nascentes é cuidar da saúde e fornecer água de boa qualidade”, ressaltou. Secretários municipais de Junqueiro, Teotônio Vilela, Arapiraca, estudantes, além de professores das redes municipais de ensino, também fizeram parte do público que acompanhou a apresentação.
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF