Nota de Esclarecimento

21/10/2025 - 11:36

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) esclarece que não possui qualquer vínculo com a ação de soltura de peixes a ser realizada no município de Matias Cardoso (MG), anunciada publicamente como “peixamento” do rio São Francisco, com a estimativa de 5 mil peixes liberados no curso d’água.


O Comitê informa ainda que está apurando a legalidade da atividade, uma vez que ações desse tipo exigem autorização dos órgãos ambientais competentes e devem seguir critérios técnicos que garantam a segurança ecológica e genética das espécies envolvidas.

Reforçamos que toda iniciativa voltada à recomposição da fauna aquática deve ser planejada e executada com base em estudos ambientais e sob acompanhamento técnico especializado, de modo a assegurar benefícios reais ao ecossistema e evitar desequilíbrios à biodiversidade do Velho Chico.

O CBHSF segue comprometido com a gestão sustentável e integrada dos recursos hídricos, pautada na responsabilidade ambiental e no cumprimento da legislação vigente.


Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF)
Em defesa do Velho Chico.