No Vale São Francisco, Lagoa Grande, capital pernambucana da uva e do vinho, vai sediar a campanha Eu Viro Carranca para Defender o Velho Chico

24/05/2024 - 14:35

Localizado na região do Submédio São Francisco, em Pernambuco, o município de Lagoa Grande tem uma população de aproximadamente 24 mil habitantes e está inserido no bioma Caatinga, de clima Semiárido.


Distante 659 km da capital Recife, a cidade de 26 anos tem a origem do seu nome em uma lagoa de água doce que era usada pela população para o abastecimento. Hoje, destaque na fruticultura, sua atividade principal desponta na produção de goiaba, melão, manga e uva, esta última com um crescimento significativo, dando ao município o título de “Capital pernambucana da uva e do vinho”. O cultivo da uva impulsiona a economia local tornando a região conhecida também pela prática da viticultura.

“Temos também aqui a área ribeirinha e de sequeiro, e os rebanhos de ovinos e caprinos. Nosso pulmão financeiro fica em Vermelhos, distrito de Lagoa Grande que sedia cinco vinícolas e nos torna a capital da uva e vinha de Pernambuco”, afirma o Secretário de Governo do município, Valman Rivas.


Veja mais fotos do município:


De acordo com dados de Lagoa Grande, a região que produz vinhos e espumantes premiados em concursos nacionais e internacionais, além de sucos e vinhos orgânicos, tem uma produção média de cerca de 15 milhões de litros de vinho por ano, sendo possível, para o visitante, conhecer os ciclos da uva até a produção dos vinhos.

O prefeito da cidade, Vilmar Cappellaro, destaca a região como precursora na produção de uva. “Lagoa Grande foi a primeira a produzir uva no sertão de Pernambuco e no Nordeste. As temperaturas e condições da nossa região garantem a produção de uva durante todo o ano”.


Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Juciana Cavalcante
*Fotos: Juciana Cavalcante; Prefeitura de Lagoa Grande