CBHSF entrega obras de recuperação hidroambiental na Bahia

06/11/2017 - 8:43


Com o intuito de implantar intervenções que promovam a recuperação hidroambiental nas bacias dos rios Preto, em Mirangaba, e Veredas da Caatinga, em Jacobina, na Bahia, foram entregues, no dia 30 de outubro, obras que irão promover o acesso a água, melhoria do manejo de solo com redução do processo de salinização e a contenção de processos erosivos.
As obras consistiram na colocação de 1.060 metros de cercas, execução de valetas e canaletas de adução, construção de 65 barragens de contenção de sedimentos, 10 barraginhas consociadas a terraços – prática mecânica de combate à erosão em Taquarendi, distrito de Mirangaba. Foram construídas também 13 barragens subterrâneas compreendendo 200 metros lineares consociadas a 13 poços amazonas ao longo do leito do Rio Veredas da Caatinga para a captação de água na comunidade de Caatinga do Moura, em Jacobina.
O trabalho, realizado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), através da empresa Localmaq Engenharia, permitirá uma maior disponibilidade de água na região possibilitando a redução de conflito pelo uso da água. Em Caatinga do Moura, na parte mais baixa do distrito, já não tem disponibilidade de água, onde também é evidente o assoreamento, além da salinização e alcalinização do solo. Já em Taquarendi, há a prevalência do carreamento provocado por área em processo erosivo e pelo manejo inadequado de solo praticado pelos produtores locais, comprometendo as nascentes contribuintes do Rio Salitre.
“Estas são regiões com sérios problemas onde a água não chega mais. Com a conclusão das obras, a água do escoamento se infiltra lentamente criando e elevando o nível da água subterrânea, melhorando a oferta de água para as famílias dessas comunidades. São obras sem custos tão altos e que se pagam por si, devido ao resultado para o rio, que é o objetivo do Comitê ao financiar obras hidroambientais”, afirmou o secretário da Câmara Consultiva Regional (CCR) Submédio São Francisco, Almacks Luiz.
Incluindo o processo de obras, que durou seis meses, as comunidades também foram envolvidas na mobilização social, integrando os moradores às ações realizadas. A população participou ainda de seminários e oficinas de capacitação e educação ambiental.

Confira as fotos

Características das comunidades

Com atividades produtoras ao longo do Rio São Francisco, os impactos para a bacia são inúmeros sobre os seus recursos hídricos. Por isso, o CBHSF promove ações de recuperação ambiental de áreas degradadas para mitigação dos resultados sobre a quantidade e qualidade das águas. O Comitê investe na execução de projetos de recuperação hidroambiental ao longo da bacia, provenientes de demandas espontâneas das suas quatro regiões (Alto, Médio, Submédio e Baixo São Francisco). As principais demandas visam intervenções para o controle da erosão e proteção das nascentes.
 
Texto: Juciana Cavalcante
Foto: Almacks Luiz