A empresa Nemus, contratada por licitação para realizar os levantamentos que subsidiem a elaboração do Plano de Recursos Hídricos da bacia do rio São Francisco, fez uma apresentação aos membros da Câmara Técnica de Planos, Programas e Projetos (CTPPP) e do Grupo de Acompanhamento Técnico (GAT). Os dois grupos integram a estrutura de funcionamento do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. A reunião, realizada no hotel Atlantic Suítes, em Maceió (AL), serviu para exibir a versão revisada do relatório referente aos cenários de desenvolvimento e prognósticos da bacia.
Na sua apresentação, o diretor da empresa Nemus, Pedro Bettencourt, discutiu, dentre outras questões, itens como o aumento da demanda em todas as regiões fisiográficas, apontando para cenários previsíveis para 2025, que é final do prazo de validade do futuro Plano de Recursos Hídricos.
A partir de agora, deverão ser definidos os novos cenários da bacia, a exemplo de qualidade da água e volume de líquido disponível. Depois, serão realizados os procedimentos para elaboração documento final, que dependerá de análise das câmaras técnicas do CBHSF e aprovação da plenária do colegiado.
SIMPÓSIO
Ainda durante a reunião, ficou aprovado que, durante o I Simpósio de Pesquisadores da Bacia do São Francisco, a ser realizado em junho, na cidade de Juazeiro (BA), a CTPPP irá se reunir paralelamente ao evento, com a finalidade de contribuir para colocar em prática as sugestões que saírem do encontro.
A coordenadora da CTPPP e do GAT, Regina Célia Greco, ressaltou que os dois grupos têm a determinação de buscar a máxima integração das universidades com o Comitê. “Por isso, estaremos reunidos durante o simpósio, como forma de apoio, para garantir essa integração e oferecer as condições para o aprofundamento das pesquisas no âmbito da bacia”, explicou.
Durante a reunião, também foi aprovada a contratação de três especialistas para contribuir com as ações do Comitê na área de recursos hídricos. Serão promovidas palestras, dinâmicas com membros do CBHSF e apresentação de indicadores, com a finalidade de explicar aos membros do colegiado a condução dos trabalhos.
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF