CCR Alto realiza reunião extraordinária para discutir PAP e POA

11/12/2020 - 19:09

Os membros da Câmara Consultiva Regional (CCR) Alto São Francisco reuniram-se para discutir sobre o Plano Plurianual de Aplicação (PAP – 2021/2025) e o Plano Orçamentário Anual (POA) para o ano de 2021. As deliberações normativas estão sendo apresentadas em todas as instâncias do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) para as devidas contribuições. O encontro aconteceu no dia 10 de dezembro, por videoconferência.

O gerente de Projetos da Agência Peixe Vivo, Thiago Campos, explicou como funcionará o PAP e o POA e apresentou as planilhas com os valores de cada um. “A diferença dessa proposta de PAP para as anteriores é que estamos nos baseando numa metodologia sugerida pela Agência Nacional de Águas, focada completamente nas atividades previstas no Plano de Recursos Hídricos da bacia. Então, as ações estão todas vinculadas e entendemos que é uma proposta mais sólida e coerente e isso irá nos auxiliar no alcance das metas estipuladas no plano de forma mais efetiva. O PAP 2021-2025 proposto para o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco abrange mais de 30 ações com investimentos que ultrapassam os R$ 250 milhões, em cinco anos”, explicou.

“Analisamos as duas propostas e aprovamos os documentos. Fizemos pequenas contribuições e a única ressalva foi em relação aos investimentos relacionados à Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) em Minas Gerais. Na nossa visão, o valor do recurso alocado em apenas uma ação é elevado. Em Minas Gerais, a FPI tem se mostrado uma ação fiscalizadora para empregar multas e não uma ação preventiva como deveria ser”, disse o coordenador da CCR Alto São Francisco, Altino Rodrigues Neto.

O coordenador da CCR Alto falou também sobre a inauguração da captação e adução de água bruta em Pirapora (MG), no dia 25 de novembro. O projeto foi uma ação da CCR Alto São Francisco que será responsável pelo abastecimento de 60% da população do município mineiro.

“Foi lindo ver a água jorrando no sistema implantado em Pirapora. O sistema de captação e adução de água era uma reivindicação antiga do município e do SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Pirapora e vai beneficiar grande parte da população de Pirapora”, finalizou Altino.

Projeto de requalificação ambiental na bacia do riacho das Pedras

Os membros da CCR Alto São Francisco também debateram sobre o projeto de requalificação ambiental na bacia do riacho das Pedras, realizado no município de Bonfinópolis de Minas. O riacho das Pedras possui mais de 15 km de extensão, deságua no Rio Santa Cruz, Urucuia e, por último no São Francisco.

A CCR Alto São Francisco montou uma comissão para avaliar as ações executadas no projeto. A comissão é formada por Guilherme Oliveira (Faemg), José Jorge Pereira (CBH Rio Pará), João Melo( Ibram) e José Valter Alves (Associação Comunitária de Estiva II) que realizaram uma visita à região onde o projeto está sendo desenvolvido para verificação das ações que já foram executadas.

O projeto prevê a construção de terraceamentos, barraginhas, adequação de estradas, tratamento de erosões, entre outras ações para a recuperação da bacia Riacho das Pedras. O trabalho foi iniciado em 2019 e tem um prazo de dois anos para ficar pronto, entre execução e acompanhamento do resultado.

 

Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Luiza Baggio