Após o momento de abertura, o III Encontro do CBHSF e Comitês Afluentes teve seguimento, na parte da manhã, em Brasília, com uma apresentação do diretor da consultora Nemus, Pedro Bettencourt, que fez um rápido balanço do trabalho de atualização do Plano Diretor da Bacia do São Francisco, que está em suas etapas finais, com conclusão prevista para o primeiro semestre de 2016. Em sua apresentação, o diretor trouxe resultados parciais do trabalho realizado a partir de “cenários e prognósticos”, revelando alguns índices e conclusões já colhidos pelo estudo.
“Constatamos, por exemplo, analisando as diversas variáveis sócio-econômicas, que é a agropecuária o segmento que mais cresce na bacia”, disse Bethencourt, completado que a produção agrícola, como um todo, experimentou um incremento da ordem de 42% no espaço de dez anos. Esse crescimento, infelizmente, não veio acompanhado de uma evolução em relação ao saneamento básico nas quatro regiões fisiográficas, ainda que com a liderança do Alto São Francisco, cuja coleta de esgotos via sistema coletivo alcança 82,3 %.
“Apenas 16 % dos usuários passíveis de a cobrança são atingidos atualmente na bacia do São Francisco”, completou Bettencourt, que revelou para os participantes o método que vem sendo utilizado pela Nemus no processo de atualização do Plano de Bacia, baseado na construção de cenários (tendencial e desejável), para médio e longo prazos, considerando os segmentos consumidores das águas do São Francisco, como a agropecuária, a indústria, o abastecimento urbano e rural, entre outros. Para definição dos cenários de longo prazo, definiu-se o ano de 2035.
O Encontro CBHSF e Comitês Afluentes prossegue no período da tarde no auditório do Hotel Confort Suites, em Brasilia. Na programação, estão previstas apresentações de comitês de Minas Gerais, Alagoas, Pernambuco e Bahia, e uma explanação da Agência Nacional de Águas (ANA) sobre cobrança na bacia do rio São Francisco e no país.
Veja fotos e mais informações sobre o III Encontro de Afluentes do São Francisco: http://2017.cbhsaofrancisco.org.br/encontro-possibilitou-integracao-dos-afluentes-do-sao-francisco/
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF