Presidente do CBHSF participa de reunião na ALE para debater avanço das manchas de óleo no litoral alagoano e Rio São Francisco

11/10/2019 - 16:42

Nesta quinta-feira (10) o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, Anivaldo Miranda, participou de uma reunião na Assembleia Legislativa (ALE) a convite do deputado estadual e presidente da Comissão de Meio Ambiente e Proteção dos Animais da ALE, Davi Maia, que envolveu o Instituto do Meio Ambiente em Alagoas (IMA), IBAMA, Instituto Biota, como também teve a presença dos deputados Inácio Loiola e Breno Albuquerque.


De acordo com Anivaldo Miranda, o ingresso da Comissão de Meio Ambiente e Proteção dos Animais da ALE nessa articulação é importante porque irá ajudar na ideia da decretação do estado de emergência junto ao Governo do Estado. “A Comissão poderá colaborar na mobilização dos municípios e também na identificação das fontes mínimas de recursos que possam financiar as retiradas das manchas de óleo nas praias e rios. É preciso investir em monitoramento e outras atividades necessárias para manter o mínimo de alerta e evitar o avanço desse óleo, garantindo que haja o aumento desse volume”, disse.

Miranda complementou que o Governo de Sergipe já tomou algumas medidas para conter o avanço dessas manchas de óleo em seu litoral e nos rios. “Temos uma boa relação com a procuradora da República, Lívia Tinoco, e vamos conversar com ela para solicitar apoio nas ações em nosso estado. A prefeitura de Piaçabuçu tem sido atuante e o vice-presidente do Comitê está acompanhando tudo, mas não bastam somente os órgãos públicos agirem. Toda população precisa colaborar para minimizar o avanço do óleo”.

O CBHSF convocará uma reunião em Penedo para a próxima terça-feira (15) junto aos órgãos e demais parceiros a fim de determinar medidas a serem adotadas e as prioridades durante as ações.

A analista ambiental do IBAMA, Cinara França, falou do plano de ação que está sendo construído. “Em relação à região da Costa dos Corais, tivemos uma reunião com o pessoal de Maragogi (AL) e o trabalho que fazemos é realizar a varredura da Costa para ter a dimensão do que possivelmente possa estar sendo atingido. As áreas estão sendo monitoradas pela Petrobras que tem ajudado na limpeza. Atualmente, os Estados com prioridade de atuação são Alagoas, Bahia e Sergipe”, explicou.

Para o deputado estadual Davi Maia, a reunião foi importante no sentido de saber quais ações concretas estão sendo realizadas para minimizar os danos e também para integrar toda a equipe como o Comitê, IBAMA, IMA, Instituto Biota, inclusive para alertar o que tem acontecido aos órgãos. “Já estão sendo encontradas manchas de óleo dentro do estuário lagunar Mundaú e Manguaba e isso é uma grande preocupação para nós. Saímos com alguns encaminhamentos, o primeiro deles é fazer um ofício da Comissão do Meio Ambiente da ALE para o governador. A intenção é que ele, assim como o Governo de Sergipe, decrete estado de emergência. Iremos fazer uma campanha junto a bancada e órgãos federais no intuito de que o governo federal disponibilize recursos para essa situação de emergência a fim de tentar evitar que o petróleo adentre os mangues e a foz do Rio São Francisco, bem como coordenar a questão da fauna e da flora marinha da Costa dos Corais”, finalizou.

 

Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Deisy Nascimento
*Foto: Deisy Nascimento