Município de Lapão, no Médio São Francisco inicia trabalhos de elaboração do Termo de Referência para implantação de Viveiro de Mudas

02/05/2019 - 11:09


“O nosso intuito é fazer a diferença de forma positiva”. Com essa afirmação o coordenador executivo da Câmara Consultiva Regional (CCR) do Médio São Francisco, Ednaldo Campos, iniciou a reunião que deu o pontapé inicial nos trabalhos que buscam dar forma ao projeto de viveiro de mudas selecionado por demanda espontânea através do Edital de Chamamento Público CBHSF Nº 01/2018.


Estavam presentes no encontro, além do próprio Ednaldo Campos e do Secretário Municipal de Meio Ambiente, Irrigação e Agropecuária, Fábio Nascimento e os engenheiros da empresa SANEAMB responsáveis por desenvolver o Termo de Referência (TDR) para execução do projeto requalificação ambiental.
Segundo o Engenheiro Sanitarista e Ambiental Geanderson, coordenador responsável pelo desenvolvimento do TDR, essa etapa é de fundamental importância. “A elaboração do TDR é a sistematização de todas as ideias em um projeto. É nesse momento que a tempestade de ideias se torna algo plausível e executável, contemplando, de forma prática, as necessidades de implementação desse projeto”, explicou Geanderson.
O encontro proporcionou, além da oportunidade de os demandantes apresentarem seus anseios, uma visita ao local onde será implementado o viveiro de mudas que visa abastecer não apenas o município com mudas nativas, mas possivelmente todo o Território de Identidade de Irecê.
“Eu sou um apaixonado pela Caatinga. Esse viveiro é um berçário de recuperação de áreas degradadas ao longo de décadas. Aqui, para além de fornecer mudas nativas, eu espero que possamos criar um movimento de ‘agrocaatingamento’ provando que o produtor pode, de forma sustentável, coexistir com a fauna e a flora”, finalizou Campos.

Para saber:
A SANEAMB é responsável pela elaboração dos TDR’s de seis projetos de requalificação ambiental divididos entre o Médio São Francisco e o Submédio São Francisco. No dia 29/04 iniciaram os trabalhos de elaboração do TDR do projeto de recuperação ambiental das margens do Rio Paramirim, também com reunião de apresentação e visita in loco.
 

Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Higor Soares
*Fotos: Higor Soares