O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), por meio da Câmara Consultiva Regional (CCR) Médio São Francisco, realizou nesta quarta-feira (15/08) reunião de abertura do projeto “Sondagens e Elaboração de Laudos Geotécnicos” no município de Lapão-BA. Localizado no Centro Norte baiano – Médio São Francisco – o município de Lapão já ocupou o status de segundo maior produtor de cenoura do país e, ainda hoje, tem a agricultura irrigada como maior fonte de emprego e renda da cidade. Entretanto, o município ficou nacionalmente conhecido após os incidentes de tremores de terra registrados em seu território.
Toda a região é geologicamente formada por rochas calcárias que estão evoluindo para formação de um ambiente cárstico. Esse processo natural, relacionado com o clima, a hidrologia e a hidrogeologia, tem sido fortemente influenciado pela ação humana, sobretudo, com a exploração de água subterrânea para uso intenso na agricultura. A soma desses fatores culminou em um colapso geológico ocasionando os tremores e fraturas na superfície.
Preocupados com o impacto ambiental e social, o poder público municipal solicitou ao CBHSF, por meio da CCR Médio São Francisco, o apoio na contratação dos serviços de sondagem, que visam complementar os estudos geofísicos realizados para investigação do substrato calcário de áreas colapsadas e de novas áreas aptas para a expansão urbana do município.
O encontro em Lapão marcou o início dos serviços de sondagens rotativas e elaboração de laudos geotécnicos que será realizado pela empresa Consominas Engenharia, contratada através de licitação pública pela Agência Peixe Vivo – entidade delegatária do CBHSF – com o intuito de dar continuidade ao estudo realizado em 2013 pela CPRM – Serviço Geológico do Brasil.
Estiveram presentes na reunião o coordenador da CCR Médio São Francisco, Ednaldo Campos, o prefeito de Lapão, José Ricardo Rodrigues Barbosa, o superintendente da CPRM, José Ulisses Bandeira, o geólogo Amilton Cardoso, representantes da sociedade civil, secretários municipais e funcionários da Consominas Engenharia.
Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) de Lapão
Também nesta quarta-feira, ocorreu em Lapão, a Oficina de Educação Ambiental e Controle Social para o Saneamento, em continuidade às ações do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) do município com o objetivo de sensibilizar os multiplicadores de informações sobre a importância do saneamento para a melhoria da qualidade de vida da população.
Durante o encontro foram realizadas dinâmicas e abordados diversos temas como definição e conceitos de saneamento básico, responsabilidade compartilhada para execução do PMSB, educação ambiental e controle social. O objetivo central das atividades foi repassar informações quanto à importância do saneamento na melhoria da qualidade de vida da população e dialogar sobre a relevância da participação social no acompanhamento das ações propostas no PMSB após sua entrega.
O PMSB de Lapão já está em processo de finalização. Este foi o último encontro com a população antes de sua entrega oficial para o município, prevista para ocorrer em setembro de 2018.
*Texto: Higor Soares
*Fotos: Higor Soares