Mostra Velho Chico de Cinema Ambiental é destaque na 14ª edição do Circuito Penedo de Cinema, que começa na próxima segunda

22/11/2024 - 13:30

De 25 de novembro a 1º de dezembro, a histórica cidade de Penedo, às margens do Rio São Francisco, será palco de um dos mais importantes eventos de cinema e cultura ambiental do país: o 14º Circuito Penedo de Cinema, com destaque especial para a Mostra Velho Chico de Cinema Ambiental. Com apoio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), o festival trará uma seleção de filmes voltados à conscientização ambiental e à valorização da sétima arte no contexto socioambiental.


Este ano, o Circuito homenageia o cinema argentino, conhecido por sua forte trajetória na América Latina. Com abertura marcada para o dia 25 de novembro no Centro de Convenções Zeca Peixoto, a programação conta com o longa-metragem argentino “A Outra Pele” como filme de estreia. Durante três dias, o Cine Penedo exibirá uma série de curtas e longas argentinos, celebrando a cinematografia do país vizinho como um gesto de solidariedade ao setor cultural argentino, atualmente impactado por desafios financeiros e políticas restritivas.

A Mostra Velho Chico de Cinema Ambiental, que chega à sua 11ª edição, é um dos pilares do evento. Além disso, o Circuito inclui o 17º Festival do Cinema Brasileiro de Penedo, o 14º Festival de Cinema Universitário de Alagoas e a 14ª Mostra de Cinema Infantil, compondo uma programação que abrange diversas faixas etárias e interesses.

Sérgio Onofre, coordenador do Circuito, destaca a importância do CBHSF para a realização do evento. “O apoio do Comitê tem sido essencial para manter viva a narrativa ambientalista no nosso festival. Neste ano, além da tradicional Mostra Internacional de Curtas Socioambientais do Festival Velho Chico, incluímos também uma mostra de longas ambientais, oferecendo ao público uma experiência ainda mais diversificada e rica”, afirmou.

Mantendo o formato híbrido, a edição de 2024 do Circuito Penedo de Cinema vai mesclar sessões presenciais e transmissões online, ampliando o acesso e promovendo a cultura para além das fronteiras de Alagoas. Realizado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) em parceria com o Instituto de Estudos Culturais, Políticos e Sociais do Homem Contemporâneo (IECPS) e a Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas (Secult-AL), o evento conta com o patrocínio do CBHSF, da Prefeitura de Penedo e do Sebrae Alagoas, além de outras instituições que apoiam essa celebração do cinema e da preservação ambiental.


Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Deisy Nascimento
*Foto: Azael Gois