
Em um movimento que reforça o compromisso com o desenvolvimento sustentável da bacia, membros da Câmara Consultiva Regional do Submédio São Francisco (CCR) marcaram presença na abertura da 11ª edição do Semiárido Show, feira de tecnologia voltada para a agricultura familiar aberta oficialmente na manhã desta terça-feira (26). O evento, realizado em Petrolina (PE) pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), segue até o dia 29 de agosto, com foco em facilitar o acesso a novas tecnologias e conhecimentos.
A participação dos membros ocorreu como parte da programação da Reunião Ordinária da CCR Submédio, realizada nesta quarta-feira (27) em Juazeiro (BA). A visita foi uma oportunidade para os integrantes conhecerem de perto as inovações e experiências desenvolvidas para a região semiárida, alinhadas aos desafios e necessidades dos produtores locais.
Com o tema “Ciência e Inovação para a Inclusão Socioprodutiva”, o Semiárido Show se destaca por reunir produtores, profissionais de assistência técnica, estudantes e pesquisadores. A chefe-geral da Embrapa, Lúcia Kill, destacou a relevância do evento, afirmando que é “um dos maiores eventos voltados à agricultura familiar, promovendo a troca de experiências com temas alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e políticas públicas de mudanças climáticas, e valorização da Caatinga, em preparação para a Conferência das Nações Unidas – COP 30”. Ela enfatizou ainda que o evento conta com mais de 100 tecnologias demonstradas em campo, fortalecendo parcerias e compartilhando conhecimentos.
Veja mais fotos:
O coordenador da CCR Submédio Cláudio Ademar, destacou que a visita à feira proporcionou aos membros da CCR a oportunidade de ver na prática novas tecnologias disponíveis para os pequenos produtores. “É fundamental que as políticas de uso da água na bacia do São Francisco considerem as necessidades e os desafios da agricultura familiar, da produção ao longo do semiárido e que essas inovações cheguem de fato a quem precisa, para que o desenvolvimento seja sustentável e inclusivo.”
Na área demonstrativa, os visitantes podem conhecer o desempenho de cultivares, sistemas produtivos e práticas de manejo adaptadas às condições do Semiárido. A feira também celebra os 80 anos da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).
Participaram do evento, junto com o Coordenador Claudio Ademar, os membros da CCR: Ita Porto, José Ivaldo, Uilton Tuxá, Tales Antônio, Thais Guimarães, Tiago Alves, Wilson Simonal, Elias Silva e Maria Cícera Lacerda.
Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Juciana Cavalcante
*Foto: Juciana Cavalcante