Membros da CCR Baixo do CBHSF se reúnem para discutir implantação da Central de Triagem de Resíduos Sólidos em Neópolis (SE)

09/12/2020 - 11:42

Na última sexta-feira (04) os membros da Câmara Consultiva Regional do Baixo São Francisco do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) se reuniram por videoconferência com representantes da Agência Peixe Vivo e o representante do Consórcio de Saneamento Básico do Baixo São Francisco Sergipano (CONBASF) para tratar da implantação da Central de Triagem de Resíduos Sólidos no município de Neópolis (SE) e a construção de uma unidade de Transbordo e Compostagem no município de Propriá (SE).

Durante a reunião ordinária, o consultor contratado pela Agência Peixe Vivo apresentou o relatório onde foram mostrados elementos que precisam ser ajustados no projeto do CONBASF. Após o parecer do consultor, os membros da CCR Baixo irão, dentro das suas possibilidades, colaborar para realinhar o que for necessário a fim de dar o encaminhamento do projeto.

Para o Melchior Nascimento, membro da Câmara Técnica de Outorga e Cobrança (CTOC) do CBHSF, em linhas gerais a reunião foi positiva. Mas, antes de iniciar sua fala acerca da reunião, ele comentou que é importante destacar a maneira responsável como a gestão do CBHSF tem cuidado da aplicação dos recursos oriundos da cobrança, inclusive buscando avaliar a viabilidade técnica e a sustentabilidade operacional das propostas submetidas.

“Quanto ao encaminhamento relativo à criação de comissão para auxiliar os trabalhos de adequação do projeto, considero tal medida essencial para o sucesso da ação, pois a sua principal finalidade será a de contribuir de forma resolutiva na superação das inconformidades apontadas no relatório técnico apresentado pela Agência Peixe Vivo. Esclareço que o papel da Comissão não será o de resolver o problema apontado em parecer técnico, mas o de auxiliar, na medida do possível, a entidade proponente para que tal inconformidade seja definitivamente superada, sobretudo aquelas que necessitem de interlocução político-institucional”, explicou Nascimento.

 

Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Deisy Nascimento