Na noite do último dia 14, em Mata do Milho, povoado do município de João Dourado (BA), a Câmara Consultiva Regional Médio São Francisco realizou o seminário inicial para apresentar aos moradores o projeto de esgotamento sanitário rural, que será executado mediante edital do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF). Na ocasião, estiveram presentes o coordenador da CCR Médio São Francisco, Ednaldo Campos, o coordenador de Meio Ambiente do município, Paulo Tertuliano, engenheiros e representantes da Construtora Joamar, que é a responsável pela execução da obra, além de líderes comunitários e membros da associação de moradores.
Paulo Tertuliano, membro da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, representou o prefeito Diamerson Cardoso e foi convidado a dar início aos pronunciamentos. O coordenador de Meio Ambiente reconheceu a importância da obra para a comunidade ao dizer que mais de 100 municípios participaram do processo licitatório, e apenas 3, em todo o estado, foram contemplados. Argumentou que a implantação do esgotamento sanitário rural em Mata do Milho trará mais dignidade para as pessoas, visto que em muitas residências não há sequer sanitários.
Veja mais fotos:
Coordenador da CCR Médio São Francisco, Ednaldo Campos parabenizou o coordenador de Meio Ambiente do município e a presidente da associação de moradores pelo esforço conjunto no sentido de conseguirem os recursos para a realização da obra. Aproveitou o ensejo para explicar aos presentes o que é e como funciona o CBHSF, a fim de esclarecer de onde vem a verba destinada à execução do projeto, que é tão importante para a destinação apropriada dos efluentes domésticos com reflexos na preservação da bacia hidrográfica.
Emerson Santos, engenheiro da Construtora Joamar, ficou encarregado de apresentar detalhadamente as fases da obra, que envolve a construção de tanques de evapotranspiração, biodigestores, valas de infiltração, sumidouros e módulos sanitários. O projeto prevê, também, a realização de oficinas com o propósito de orientar a população no que tange ao uso e manutenção dos equipamentos. O orçamento do projeto é de aproximadamente R$ 3,6 milhões, e o prazo para a realização é de 9 meses. Ao final, 226 famílias serão beneficiadas.
Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Rangel Menezes
*Fotos: Rangel Menezes