Jornal Travessia – edição de outubro/2019

24/10/2019 - 11:23

A edição online da 30ª edição do Jornal Travessia do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) já está disponível!


O grande destaque da edição é a reportagem sobre a Expedição Científica Amigos das Águas, uma iniciativa apoiada pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), que completou 30 anos em 2019. O objetivo dessa empreitada, foi de percorrer um trecho de aproximadamente 150 quilômetros, de Três Marias a Pirapora, em Minas Gerias, e de avaliar a qualidade das águas do Rio São Francisco e seus afluentes, bem monitorar a poluição e dejetos de metais contaminantes que podem comprometer a qualidade da água e causar a mortandade dos peixe.

A publicação traz as informações sobre a homenagem recebida pelo presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda, participou, durante o II Encontro Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas do Rio Grande do Norte (ECOB RN). Durante a solenidade, no auditório da reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Anivaldo recebeu a homenagem “Amigo das Águas” por seu trabalho em prol do meio ambiente e ao seu grande espírito de luta e forte liderança, em especial com relação ao rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho (MG).

“Recebemos hoje o reconhecimento não só do meu trabalho como também do Comitê do São Francisco como um todos. A homenagem não foi só para a minha pessoa, mas também para todos os voluntários que atuam no CBHSF e que tem somado esforços para defender o rio e que lutam para preservá-lo. Fico lisonjeado e é sempre muito bom para a alma ser homenageado”, disse Anivaldo Miranda.

O 1º Seminário Rotário de Revitalização do Rio São Francisco também é destaque na edição. O evento que aconteceu em Pirapora/MG, tem o objetivo de integrar as principais organizações envolvidas com a preservação do São Francisco. Para o secretário da Câmara Consultiva Regional (CCR) Alto São Francisco, do CBHSF, Altino Rodrigues, o evento foi uma oportunidade ímpar, pois vários setores puderam expor ideias e debater ações concretas de revitalização do Velho Chico.

Outro assunto importante, foi a reunião da Câmara Técnica Institucional Legal (CTIL) do CBHSF que discutiu a admissibilidade do conflito pelo uso da água na bacia do Rio Boa Sorte (afluente da Bacia do Rio Grande). O coordenador da CTIL, Roberto Farias, destaca a gravidade do assunto. “O conflito foi admitido pela câmara porque os relatórios encaminhados, tanto o do Comitê do Rio Grande quanto o Inema [Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos] (órgão do governo do Estado da Bahia), comprovam a ocorrência desse conflito desde 2015. Então a situação lá é grave, porque tem muitas famílias e pequenos usuários que estão sendo altamente prejudicados com a falta da disponibilidade da água, principalmente no período de estiagem”, esclarece.

O Travessia também traz informações sobre a nova gestão do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas e e da audiência pública sobre debate de irrigação no Vale do Iuiú.

Os Dois Dedos de Prosa da edição é com Rose Dantas. Presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Pitimbu e coordenadora do Fórum Potiguar de Comitês de Bacias Hidrográficas do Rio Grande do Norte. Rose é bióloga e ornitóloga, especialista em aves migratórias nos manguezais potiguazes e vem se dedicando aos recursos hídricos desde 2013.


Confira a versão online do jornal Travessia:

 


Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social