Jornal Travessia – edição de novembro/2020

01/12/2020 - 17:09

A edição online da 43ª edição do Jornal Travessia do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) já está disponível!

A publicação traz informações sobre o projeto de requalificação ambiental que foi iniciado em Paulo Afonso (BA). Com o objetivo de melhorar áreas degradadas no município, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco está financiando a requalificação ambiental através do reflorestamento, limpeza e isolamento da área do Lago Siriema.

Outro projeto importante já em andamento é a recuperação ambiental e a proteção de nascentes em áreas dos municípios de Mulungu do Morro e Itaguaçu da Bahia.

A construção da UHE Formoso também é destaque na edição. O CBHSF promoveu o segundo seminário da série sobre o empreedimento que debateu a proposta de implementação da usina, abordando questões sociais, econômicas, culturais e seus impactos.

O Comitê também lançou o Relatório de Gestão 2016-2020 com as ações desenvolvidas pelo colegiado nos últimos anos. A publicação de 205 páginas é dividida em quatro capítulos. O primeiro aborda a bacia do Rio Francisco, o Plano de Recursos Hídricos e os seus desafios. O segundo capítulo apresenta o CBHSF e o seu contexto de atuação.

Já o terceiro trata sobre o amadurecimento do Comitê como instituição e finalizando, o quarto capítulo apresenta o legado deixado pela gestão 2016-2020.

Os dois dedos de prosa da edição é com a Dra. Luciana Khoury. Atuando no Ministério Público da Bahia desde o ano 2000, a Promotora de Justiça Regional Ambiental da Bacia do São Francisco tem se destacado ao longo dos anos pelo pulso firme e estratégico em defesa do Velho Chico.


Leia mais detalhes sobre os assuntos na versão digital do Jornal Travessia:


Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social